Índice de inadimplência em Pernambuco registra aumento pelo quarto mês consecutivo - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Índice de inadimplência em Pernambuco registra aumento pelo quarto mês consecutivo

Revista algomais

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e com um recorte específico para Pernambuco feito pela Fecomércio-PE, revelou dados preocupantes. Embora o número de endividados no estado tenha apresentado uma queda de 2,3% em abril em relação a março, ainda assim 81,7% das famílias pernambucanas estão endividadas, um valor próximo ao índice nacional de 78,3%. O gráfico acima mostra a sequência de dois meses consecutivos de redução no endividamento, sendo a queda de março para abril mais significativa. No entanto, o estado ainda registra 426.897 endividados, dos quais 32,8% estão inadimplentes, totalizando 171.319 pessoas nessa situação. Esse número tem aumentado nos últimos quatro meses, principalmente entre as famílias com renda limitada a 10 salários mínimos, em que o percentual de inadimplentes chega a 35,4%.

Segundo a análise local feita pela Fecomércio Pernambuco, o elevado número de endividados pode ser atribuído ao aumento do desemprego em abril, o que impacta diretamente a renda das pessoas. De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, a taxa de desemprego no trimestre de janeiro a março subiu para 8,8%, um aumento de 0,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. É importante ressaltar que esse aumento no desemprego é um padrão sazonal no início do ano, quando mais pessoas buscam oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, a Oxfam, uma organização que monitora os rendimentos do trabalho no Brasil, calculou que os salários dos trabalhadores assalariados tiveram uma queda de 3,19% em 2022 em comparação com o ano anterior.

Agenda TGI

De acordo com a PEIC/CNC, o tipo de endividamento mais comum é o realizado por meio do cartão de crédito, que representa 93,8% dos endividados. Isso ocorre devido à disponibilidade de um limite pré-aprovado que permite a realização de compras de forma rápida. Além disso, a ampla aceitação dos cartões de crédito promove uma tendência de maior uso entre os consumidores, especialmente para gastos de maior valor.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon