Durante o Encontro do Turismo de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra apresentou o Observatório do Turismo de Pernambuco, uma plataforma destinada ao acompanhamento de dados do setor. Na mesma ocasião, foi relançado o passaporte do turismo de Pernambuco e foram concedidos prêmios a destacadas personalidades do trade turístico estadual que se destacaram ao longo do ano.
O Observatório do Turismo de Pernambuco nasce como objetivo reunir dados e estatísticas para impulsionar o desenvolvimento do setor no estado. Sob coordenação da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e da Empetur, a primeira fase do projeto envolveu a consolidação de dados referentes a 2023, já disponíveis para acesso no site da Empetur (https://www.empetur.pe.gov.br/observatorio/apresentacao-2). Foi apresentado também o novo modelo do Passaporte Pernambuco, uma iniciativa do Governo do Estado conhecida entre os turistas. O documento foi reformulado este ano, incorporando elementos da bandeira estadual e tecnologia com recursos imersivos através do Qrcode. A cerimônia também contemplou o reconhecimento de 10 iniciativas voltadas para o turismo sustentável, destacando empreendedores que contribuem para o setor turístico com um olhar atento ao meio ambiente, conforme enfatizado pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Aumento da movimentação de visitantes
Durante o evento, o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, destacou as realizações do Governo do Estado no setor em 2023, evidenciando o crescimento da ocupação hoteleira, a expansão da malha aérea e a expectativa de 20% a mais de movimentação para o verão. Ele enfatizou o lançamento do Observatório do Turismo como um compromisso do Plano de Governo, servindo como um portal transparente com dados acessíveis à população e aos interessados no setor de turismo.
Raquel Lyra comemora desempenho do setor
“A indústria do turismo está entre as estratégias capazes de dar a Pernambuco a liderança e torná-lo referência para todo o Brasil por meio de sua vocação. A história do País passa por aqui e nosso turismo fala com nossas tradições, belezas naturais e riquezas culturais tanto na Região Metropolitana, como no nosso interior. Estamos chegando na alta temporada e nesse período a receita turística pode chegar a R$ 2,4 bilhões, representando um aumento por volta de R$ 400 milhões em comparação ao ano passado. Já começamos a crescer este ano e temos ainda muito potencial, tanto com a qualificação profissional, como nos investimentos na segurança pública e infraestrutura das nossas estradas, permitindo que Pernambuco seja bom para visitar e melhor ainda para se viver”.