A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes inaugurou nesta terça-feira (20 de fevereiro), o primeiro Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste. A unidade de saúde está localizada ao lado da prefeitura municipal, no bairro de Prazeres, e terá atendimento ambulatorial da população, via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Investimento
Para a construção do AEES, foram destinados R$ 12 milhões em recursos do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), firmado entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão e a prefeitura municipal. A inauguração do ambulatório faz parte do compromisso de contrapartida da Afya ao município de Jaboatão, dentro do edital da instituição de ensino com o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. Dentro dos princípios do PMM, a faculdade Afya é a responsável pela formação e qualificação de médicos vinculados ao programa federal, em Jaboatão dos Guararapes.
Atendimento
Com 3.173,16 m² de área total e 1.815,78 m² de área construída, a nova unidade de saúde conta com 15 salas de especialidades, salas de pequenos procedimentos, farmácia, salas de exames como eletrocardiograma, raio X, salas de discussão de caso, auditório, um campo de futebol com dimensões reais e grama sintética e mais. O equipamento será administrado integralmente pela rede municipal de saúde e a demanda será regulada também via encaminhamento médico de acordo com as normas estabelecidas pela gestão pública.
O ambulatório funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno. Para cada médico, um grupo de até seis estudantes, a partir do 5º período do curso de medicina da Afya, acompanhará os atendimentos. A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no ambulatório, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Posteriormente, deverão ser implantados serviços de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia.