A Importância Do Voluntariado Corporativo - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
A importância do voluntariado corporativo

Revista Algomais

Por Monike Batista

Solidariedade, empatia, comprometimento e altruísmo — esses são apenas alguns dos valores de quem busca fazer a diferença por meio do trabalho voluntário. Além de beneficiar comunidades e promover o bem-estar social, o voluntariado é uma experiência de transformação interna para a pessoa que o pratica. Ele fortalece o sentimento de propósito, melhora a autoestima, desenvolve habilidades transversais e ainda contribui para a ampliação da rede de contatos.

No Brasil, mais de 55 milhões de pessoas se dedicam ao trabalho voluntário, de acordo com dados da última Pesquisa de Voluntariado no Brasil, realizada pelo Desenvolvendo o Investimento Social (Idis) e o Datafolha, em 2021. Apesar desse número expressivo, cerca de 65% dos voluntários atuam sem uma frequência definida. Ou seja, ainda precisamos avançar em direção a um cenário de engajamento contínuo e estruturado com a causa solidária. 

Compreendendo a importância desse avanço, a Sicredi Recife tem se empenhado em promover iniciativas que incentivam o voluntariado entre seus colaboradores, associados e a comunidade em geral. O objetivo é criar uma cultura de solidariedade ativa e consistente. Por isso, a Cooperativa celebra, todo ano, o Dia Internacional do Cooperativismo – um conjunto de atividades de responsabilidade social lideradas pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

Em 2023, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações do Dia C, no Brasil desenvolvidas por mais de mil cooperativas em mais de 2.000 municípios. No total, foram 5.586 atividades voluntárias, mobilizando mais de 140 mil voluntários. Em Pernambuco, ao longo de 10 anos, as ações voluntárias da Sicredi Recife já beneficiaram mais de 20 instituições no estado e mais de 1000 pessoas. Além disso, foram entregues mais de 2.000 cestas básicas e 300 kits de higiene, fraldas e leite.

Segundo pesquisa realizada pela Escola de Administração da UFRGS, com apoio da organização Parceiros Voluntários, a maioria dos voluntários dá os primeiros passos nesse caminho por meio de empresas e instituições de ensino. Esses ambientes funcionam como verdadeiros catalisadores de transformação social, despertando nos indivíduos o desejo de contribuir com causas maiores.

Diante desse cenário, iniciativas corporativas como as da Sicredi ganham ainda mais relevância. Quando o voluntariado é incentivado dentro do ambiente profissional, ele deixa de ser uma ação pontual e se torna parte da identidade institucional. Além disso, contribui para um clima organizacional mais humano, fortalece laços entre equipes e impulsiona o senso de pertencimento. Assim, para que o Brasil avance rumo a um futuro cada vez mais justo e colaborativo, é essencial que as empresas promovam o trabalho voluntário e valorizem cada gesto solidário.

*Monike Batista – Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo e Comunicação e Marketing da Sicredi Recife

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon