Naquela manhã de 11 de maio de 1644, o Conde João Maurício de Nassau deixou triunfantemente a sua Cidade Maurícia. Montado a cavalo, seguido de um grande séquito de admiradores, cavalgou pelo litoral em busca da Paraíba.
A sua despedida de forma apoteótica, como a exaltar o sucesso dos sete anos do seu governo (1637-1644), mereceu de Netscher, escrevendo com a parcialidade de cidadão holandês, uma descrição sentida, com cores fortes e povoada por palavras tomadas de emoção, que vale a pena transcrever:
Pelo litoral passou por Olinda, Itamaracá, atingindo a Paraíba onde deveria embarcar, em Cabedelo.
Por toda parte recebeu expressivas homenagens que significavam estima, reconhecimento e saudades.
Sua viagem tomava o aspecto de uma marcha triunfal. As populações dos lugares por onde ia passando formavam alas para dizer-lhe adeus.
Em Cabedelo, um grupo de índios tapuias, afastando os guardas de sua escolta, o transporta, nos ombros, até o escaler que flutuava sobre as ondas, esperando para conduzi-lo até o navio capitânia Zuphen. Somente no dia 22 de maio de 1644 é que a esquadra levanta âncoras, deixando desolados nas praias dezenas de índios que com o Conde Nassau desejavam embarcar para a Holanda.
Todo o episódio do seu embarque é também descrito com cores vivas pelo cronista Gaspar Barlaeus (1647). Partiu o Conde de Nassau no mesmo barco que o trouxera ao Brasil em 1637. Ao seu redor navegava uma frota de 13 navios, tripulados por 1.400 marinheiros, armados com 327 canhões, e um carregamento avaliado em 2.600.000 florins, composto principalmente de açúcar, pau-brasil, madeiras de lei (notadamente jacarandá e pau-violeta), fumo, pau-campeche, além de toda a produção de seus artistas e objetos vários, bem como curiosidades pertencentes ao seu museu de antropologia.
É desta época a notícia de uma curiosa festa brasileira, promovida pelo Conde de Nassau nos jardins e salões de sua residência na Haia, a Mauritshuis, na presença de nobres e embaixadores acreditados junto aos Países Baixos. Da crônica da vida diária da Holanda são frequentes os comentários sobre esta festa, segundo se depreende da correspondência de muita gente famosa que descreve a festa brasileira com riquezas de detalhes. Os comentários mais frequentes ficaram por conta da apresentação da dança guerreira dos índios pelados, nos mesmos moldes da que foi eternizada em tela por Albert Eckhout.
Na ocasião o Conde de Nassau fez apresentar os 11 índios tapuias, que o acompanharam na sua viagem de regresso do Brasil, completamente despidos que com as suas setas e bordunas realizaram a dança ritual.
Assinala Jan van den Besselaar no livro Maurício de Nassau Esse Desconhecido que, “entre os convidados se achavam vários predicantes com suas esposas. Para alguns, a representação foi um grande escândalo e, justamente por ser motivo de escândalos para alguns, foi motivo de grande hilaridade para outros”.