Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância

Revista algomais

O Agosto Dourado é um período dedicado à promoção do aleitamento materno, sendo a cor dourada uma referência ao padrão ouro da qualidade do leite materno. No Brasil, o mês do aleitamento materno foi estabelecido pela Lei 13.435/2017, que determina que, durante agosto, devem ser intensificadas as atividades de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja iniciada na primeira hora após o nascimento e continue por até dois anos. No entanto, a OMS aponta que apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados exclusivamente até os cinco meses de idade.

O aleitamento materno oferece diversos benefícios à saúde infantil, incluindo menor prevalência de doenças infecciosas, como otite, pneumonia e gastroenterite, e reduz riscos de obesidade, dislipidemias e doenças alérgicas a médio e longo prazo. José Cláudio Silva, enfermeiro e docente do curso de enfermagem da Wyden, destaca a importância da campanha para a promoção do aleitamento materno, especialmente para bebês nos primeiros seis meses de vida.

Agenda TGI

“É válido ressaltar que durante o mês de agosto algumas atividades são reforçadas, como a realização de palestras, ações de divulgação nos espaços públicos e privados, assim como iluminação ou decorações de espaços com a cor dourada. Portanto, são dias de potencializar as atividades que objetivam promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, e estendendo até os dois anos de vida. Sendo uma causa que está focada na proteção e desenvolvimento da criança”, destacou o especialista.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon