Ajude crianças com microcefalia curtindo a página da Viabilizze

A empresa Viabilizze – Força Coletiva, portal de financiamento coletivo, está desenvolvendo, iniciativa voltada para doar kits de tratamento às famílias de crianças portadoras de microcefalia em atendimento na Fundação Altino Ventura (FAV). A pessoa que quiser participar basta curtir a página da empresa no Facebook (www.facebook.com/Viabilizze). Cada curtida será revertida no valor de R$ 1 (um) real em doação a FAV, até que se alcance um total de dez mil curtidas.

Com os kits  familiares dos mais de 260 bebês atendidos no Centro de Reabilitação (CER) da FAV podem dar continuidade às estimulações, em casa, para o melhor desenvolvimento visual, auditivo, motor e intelectual dos pequenos.

O estado de Pernambuco contabiliza, atualmente, cerca de 1.883 notificações de pacientes portadores de microcefalia, segundo dados do Ministério da Saúde. Crianças que necessitam de apoios diversos como, por exemplo, kits de estimulação de suas habilidades motoras e cognitivas.
Segundo a oftalmopediatra e presidente da FAV, Liana Ventura, os brinquedos potencializam a reabilitação, estimulam a visão pelas cores, contrates e luz, como também o tato, o aprendizado e a audição. “Eles encorajam o cérebro a entender melhor os estímulos dos vários órgãos do sentido. E este amplo leque de sensações faz com que cada experiência terapêutica seja transformada em aprendizado”, explica.

O kit de estimulação engloba os seguintes itens: mamãe sacode vermelho, mamãe sacode prata, mamãe sacode dourado, copo plástico verde, copo plástico Laranja, copo plástico amarelo, bola isopor (10cm), fita cetim – cor, fita cetim – preto, fita cetim – branco, raquete MDF, fita adesiva – cor, fita adesiva – preto, fita adesiva – branco, lanterna recarregável, bola plástica 7 cm – amarela, bola plástica 7 cm – vermelha, bola plástica 7 cm – laranja, bola suíça (45 cm).

Na instituição, as atividades das crianças com microcefalia seguem o conceito de Bobath: abordagem terapêutica com o intuito de aprimorar postura, equilíbrio e movimento. Nas sessões de terapia ocupacional, há o incentivo em explorar os brinquedos e alcançá-los no tapete e a utilização de objetos com contraste e cores vibrantes que promovem a apreciação da realidade por meio da visão. No CER, eles também passam por atendimentos com fonoaudiólogos, que estimulam a coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração, como também a comunicação e audição.
A Viabilizze Força Coletiva é a primeira empresa pernambucana de crownfounding social, uma plataforma para financiamento coletivo de projetos e ações sociais. A partir do Viabilizze, várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro na ação, que ganha corpo via internet, a fim de dar vida à ideia. A empresa possibilita também apoio a pessoas jurídicas na inserção da responsabilidade social em sua estrutura, além do suporte a projetos sociais em sua submissão na plataforma, que será inaugurada, oficialmente, em meados do mês de maio.

A Fundação Altino Ventura se tornou, em 30 anos de história, uma das maiores referências em atenção à saúde ocular da América Latina. Até o momento, já realizou mais de 10 milhões de procedimentos em pacientes provenientes de todo país, favorecendo especialmente os pacientes das regiões Norte e Nordeste. Já realizou mais de 5,1 milhões de exames, 4,8 milhões de consultas e mais de 313 mil cirurgias, sendo 4,7 mil transplantes de córnea. Tudo isso sem contar com a sua emergência 24 horas, que atende, mensalmente, uma média de 10,6 mil pacientes.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon