UFPE discute Educação na cidade – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

UFPE discute Educação na cidade

Com o tema “A Educação na Cidade: princípios, políticas e chão de atuação”, o VI Seminário Paulo Freire será aberto amanhã (4), às 9h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), contando com a presença do reitor Anísio Brasileiro. No evento, que se estenderá até a quinta-feira (5), haverá palestras, meses de diálogo e lançamentos de livros.

De acordo com os organizadores do seminário, “A Educação na Cidade” é título de uma publicação de Paulo Freire (1991), mas ultrapassa essa condição para se constituir no desenho de uma política de educação. É, ao mesmo tempo, configuração e registro de uma experiência política, pedagógica e administrativa que teve a frente o professor Paulo Freire como secretário de Educação da maior capital do país.

Em “A Educação na Cidade”, a instituição escolar ganha relevo na formulação da política, enquanto o corpo da escola e a comunidade em que se insere assumem o protagonismo na leitura da realidade e na proposição de práticas educativas, em articulação com a universidade e os movimentos sociais. Daí a noção de escola pública popular inscreve-se na base das discussões como fios condutores das deliberações e formulações.

Mudar a cara da escola constituiu o mote onde inscreveram-se as avaliações institucional e de ensino, e as prioridades e as metas para a educação na cidade. Dessa experiência, destacaram-se princípios e práticas de política educacional: autonomia das escolas, reorientação curricular, programa de formação de professores e intercâmbio com as universidades.

O livro é uma síntese do pensamento de Paulo Freire em movimento e como movimento institucional que reúne princípios, finalidades e objetivos que dão origem e sustentação às políticas de educação e práticas pedagógicas. É a partir dessa compreensão de “A Educação na Cidade” como livro e como política que a Cátedra Paulo Freire da UFPE formulou sua temática de atuação para o ano de 2016 e para o VI Seminário Paulo Freire.

(Ascom da UFPE)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon