Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Arco-Mix anuncia nova loja de “atacarejo” em Pernambuco

A rede empresarial pernambucana Arco-Mix está completando 40 anos e para comemorar esse marco anunciou a inauguração de uma nova unidade de atacarejo. Sob  marca Arco-Vita, a empresa irá lançar a terceira unidade ainda este ano. A nova loja está em fase final de construção e fica em Nossa Senhora do Ó, no município de Ipojuca. A inauguração está prevista para novembro.

Para a inauguração dessa, que é a vigésima loja do grupo, foram gerados mais de 250 empregos, sendo 170 diretos. O processo de contratação, integração e treinamento dos 170 novos colaboradores já está em sua fase de conclusão. Hoje o grupo Arco-Mix possui em torno de dois mil colaboradores.

40 anos de história: As origens deste empreendimento remontam a um período um pouco anterior ao início oficial da primeira loja, aberta em 1981. E tudo começou de uma forma bem singela e inusitada, no ano de 1964, na janela de uma casa simples no município do Cabo de Santo Agostinho. Os fundadores do Arco-Mix foram o casal Armínio Guilherme dos Santos e Antônia Santos (in memorian). Seu Armínio e dona Antônia, ambos pernambucanos pertencentes a famílias humildes, se conheceram ainda bastante jovens em uma festa na comunidade onde moravam. Desse encontro casual, não demorou para o matrimônio acontecer e o casal recém-formado foi começar a vida a dois nas terras da antiga Usina Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho.

Enquanto Armínio trabalhava duro na caldeira da usina, Antônia teve a ideia de transformar a janela da sua casa em uma pequena banca para vender alimentos e produtos de perfumaria. Os vizinhos logo se tornaram fregueses assíduos. E, com o passar do tempo, a clientela foi rapidamente aumentando, assim como a vontade do casal de ir mais longe.

Testemunhando o esforço diário do marido e preocupada com os problemas de saúde dele em decorrência do trabalho desgastante na usina, Antônia o incentivou a pedir demissão do emprego e encarar um novo desafio. Armínio topou e, com o dinheiro da sua indenização, eles adquiriram um box no Mercado Público do Cabo.

O negócio se mostrou bastante promissor e não parava de crescer. Entusiasmados, o casal de empreendedores mostrou ousadia e foi adquirindo novos boxes. Um deles, inclusive, com foco na venda de produtos em atacado para usinas e engenhos. Os filhos do casal foram todos criados dentro do mercado público. Estudavam pela manhã e faziam a lição de casa em pleno box e, ali mesmo, permaneciam para ajudar os pais nas vendas e entregas até o final do expediente. Desse modo, o casal criou seus oito filhos, preparando-os para os futuros desafios.

Já com a participação dos filhos mais velhos, Edivaldo (21 anos), Eduardo (20) e Bartolomeu (19), não demorou muito para o primeiro grande passo: a inauguração, em 1981, da primeira loja da rede, situada em uma rua bem movimentada, no centro do Cabo, perto das paradas de ônibus e de trem, onde antes havia funcionado a padaria e lanchonete Arco-Íris. A unidade pioneira possuía apenas três caixas, uma estrutura bastante modesta, poucos funcionários e toda a família de seu Armínio e dona Antônia envolvida na organização, no abastecimento e no funcionamento do pequeno comércio.

Ao completar 40 anos de história, a rede contabiliza 17 lojas de varejo Arco-Mix, 03 lojas de atacado Arco-Vita e loja virtual (e-commerce), já incluindo nesta relação a nova unidade em Ipojuca, que se encontra em fase final de construção e treinamento dos novos colaboradores, com inauguração prevista para o próximo mês de novembro. As vinte unidades da rede Arco-Mix estão distribuídas por diversas localidades da Região Metropolitana do Recife.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon