Consagrada na cena recifense como um espaço de exposições e atividades culturais diversas, a Arte Plural Galeria resolveu estender, este ano, o seu rol de ações - mais do que um local para admirar arte, o espaço agora é também um lugar de aprendizado. Desde julho passado, a galeria inaugurou sua agenda de oficinas artísticas. Para o mês de outubro, o espaço já tem dois cursos com inscrições abertas.
As aulas são ministradas em períodos de curta duração, por artistas consagrados em suas respectivas áreas, tal como Rinaldo Silva, que inaugurou a agenda de oficinas com o curso "Desenho, expressão e olhar curioso", entre 25 e 29 de julho. Já nos sábados de setembro, foi a vez da a ilustradora espanhola Valeria Rey Soto lecionar técnicas de nanquim, carvão, aquarela e pastel seco na oficina "Desenho criativo com modelos vivos".
O sucesso da iniciativa já garante dois cursos para este mês de outubro: entre 17 e 21 de outubro, a artista visual Natália Gregorini, de Campinas (SP), vem à Arte Plural para lecionar o curso "Me conta uma história", que ensinará a criar narrativas visuais, unindo enredos textuais e ilustração. Já entre os dias 24 a 28, a artista plástica Suzana Azevedo ensina a fazer arte com materiais inutilizados na oficina "Memória e Descarte".
A iniciativa tem como intuito levar conhecimento técnico artístico, de forma irrestrita, ao público recifense - tanto profissionais quanto amadores podem participar. De acordo com Fernando Neves, essa é uma oportunidade para quem quer ter contato com artistas experientes em artes plásticas e fotografia e conhecer mais sobre essas expressões, seja por hobby ou por estudo profissional. "A ideia é darmos continuidade a cursos de arte como este, ao longo deste ano, trazendo o público recifense para conhecer, aprender e fazer arte", comenta o proprietário e galerista da Arte Plural.