Artesãos recifenses participam de curso oferecido pela PCR e Sebrae

Cerca de 25 artesãos participam gratuitamente, até o dia 26 de setembro, de um curso de capacitação oferecido pela Prefeitura do Recife e ministrado por técnicos do Sebrae/PE. Divididos em oficinas diárias com temas específicos, o curso tem como palco o auditório do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte), localizado na sede do município, no Bairro do Recife. O objetivo é repassar aos pequenos empreendedores noções básicas de gestão comercial, colaborando para a profissionalização e fortalecimento da categoria.

Os encontros, que vão ocorrer das 13h às 17h, começaram nesta segunda-feira (18) com o tema “Sei formar preço”. As aulas prosseguem na terça (19) e nos dias 20, 22 e 26, com os seguintes temas: “Sei Empreender”, “Sei Planejar”, “Sei comprar” e “Sei Vender”. Rute Teixeira, da equipe do Prodarte, lembra que o programa está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e que os cursos são oferecidos regularmente para os pequenos empreendedores recifenses.

“No caso específico desse curso iniciado hoje, trata-se de uma parceria com o Sebrae/PE e a Sala do Empreendedor da nossa secretaria, sempre com muito sucesso”, ressaltou. Rute lembra que os artesãos credenciados pelo Prodarte expõem e comercializam seus produtos em diversos pontos da cidade, como na sede da Prefeitura a cada final de mês e semanalmente nas ferinhas do Recife Antigo e Praça de Boa Viagem, Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Praça de Casa Forte e Lagoa do Araçá, na Imbiribeira.

Responsável pela primeira oficina, o economista e consultor financeiro Aluisio Gondim explica que os quatro pontos de destaque do tema “Sei formar preço” são controle de gastos pessoais e nos negócios, construção de uma margem adequada de lucro, estabelecimento de metas mínimas de vendas e compreensão da importância de se trabalhar com equilíbrio mensal de vendas, lucros e novos investimentos. “São itens imprescindíveis para o sucesso dos pequenos artesãos”, garantiu.

Credenciado pelo Prodarte há apenas dois meses, José Justino da Silva, de 70 anos, morador de Dois Unidos, conta que seus produtos incluem crochê, panos de prato e vagonite com fitas e linhas, tudo produzido na Associação de Artesanato em Dois Unidos. No local também são oferecidos atividades esportivas e oficina de reciclagem. “Participar desse curso será maravilhoso. Já dá para ver isso já nesse primeiro encontro. Estou muito feliz e animado”, argumentou Justino, fazendo questão de agradecer a Prefeitura pela oportunidade.

Quem também se mostrou animada em participar da capacitação foi a dona de casa Solange Maria dos Santos, de 51 anos, moradora do bairro do Cordeiro. “Meus produtos são comidas típicas e regionais, tendo como carro chefe o mungunzá. “Estou inscrita no Prodarte há apenas seis meses e este é meu primeiro curso”. Estou muito animada, pois acho que um empreendedor bem capacitado acaba transmitindo mais segurança para si e até para os clientes. Agradeço ao Prodarte e ao Sebrae por esta oportunidade”, frisou.

(PCR)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon