No mundo dos amantes de cerveja alguns estilos conseguem fidelizar uma grande leva de consumidores. Nota-se que com o passar do tempo, o que é lógico, vamos começando a traçar nosso perfil gustativo e com isso a tendência é sempre migrarmos para as cervejas com as características que mais nos identificamos. Muitos vão se intitular entusiastas das IPAS, Lagers, Stouts, Poters, Weiss e por aí vai. No vai e vem dos estilos vamos descobrindo novos sabores e abrindo perspectivas para outros, uma viagem muito interessante são as das cervejas Saisons ou, simplesmente, sazonais. Tal estilo de cerveja é imensamente amplo, pois quebra-se o paradigma de receitas engessadas (nada contra), para dar vazão a criatividade.
São bebidas versáteis, refrescantes e extremamente interessantes, podemos afirmar que são claras, aromáticas e muitas vezes com um certo grau de excentricidade nos insumos. Afirma-se que sua origem vem da região de Valônia (La Wallonie), no sul da Bélgica, onde se fala predominantemente francês. Inicialmente tinham um perfil mais leves com 3,5 a 4%Vol e feitas para trabalhadores do campo. Saison vem do francês que significa estação (do ano).
No geral as cervejas eram produzidas no inverno (para que se pudesse evitar o calor que propagava contaminações) e assim pudessem serem consumidas em outras épocas do ano. Hoje, as cervejas desse estilo são mais complexas, não tão leves, mas ainda bem refrescantes, sendo bastante consumidas na Bélgica e na França onde são muito populares. Hoje na produção de cervejas estilo Saison o lúpulo também tem seu destaque, assim como na produção de alguns rótulos o uso do dryhopping (técnica para potencializar os aromas do lúpulo no final da fervura) é também muito utilizado.
Mas vamos a alguns rótulos que valem a pena conhecer e assim dar oportunidade ao nosso paladar de descobrir algumas sensações que este tipo de cerveja pode nos proporcionar. Começando pela deliciosa Saison à Trois, cerveja essa que tem uma curiosidade inusitada por ter seu projeto de fabricação feita por duas cervejarias, são elas a 2cabeças (Rio de Janeiro) e Invicta (Ribeirão Preto). Ela é amarelo claro, um pouco turva (por não ser filtrada), com 5,8%Vol, com um aroma muito intenso. Para dar um toque apimentado foi adicionado o lúpulo neozelandês Motueka (na mesma família do Saaz) e sementes de coentro.
Indo para uma também excelente Saison com chancela Belga, temos a St-FeuillienSaison chamada de cerveja de terroir, sua própria própria garrafa é por si só uma atração pela beleza. Não é filtrada, e tem uma fermentação secundária. Tem a cor amarelo dourado,um pouco condimentada, com um amargor alto e 6,5%Vol. Uma dica é experimentá-la com um filet ao poivre. Essa cerveja foi eleita a melhor Saison do mundo, na Wold Beer Awards 2009, em Londres. Diga-se de passagem, com toda a justiça.
Como eu falei em ousar, a cervejaria gaúcha Tupiniquim não se fez de rogada e tem uma Saison que vale a pena entrar na sua lista de degustação. A Saison de Caju com a adição de polpa de caju e manga. Refrescante, bem carbonatada, essa cerveja oferece o famoso “funky” devido a sua fermentação com Brettanomyces (levedura selvagem que pode desenvolver acidez durante a fermentação). O aroma típico identifica o estilo, as frutas são coadjuvantes no final e reforçam a sensação de acidez na boca. Experimente com frutos do mar.
MUNDO CERVEJEIRO
A cervejaria Ekäut e Go! Elephants estão promovendo no dia 5 de novembro o Ekäut Prost Day! Trata-se de uma proposta de festa diferente com a banda Allycats, no melhor som dos anos 1960, Malícia Champion, garante um repertório que passeia por um mix de sucessos de Dalto à Michael Jackson. Quem comanda a pista são os DJ Allana Marques (música brasileira, indie e rock) e Lúcio Morais, com um set especial em vinil, com rock e blues. A proposta do Ekäut Prost Day é aproximar o público do processo de produção da cerveja, agregando cultura e arte num dia inteiro na fábrica. A Ekäut Cervejaria foi lançada no mercado pernambucano em 2015 e tem a frente da operação os sócios André Turton, Bruno Paes e Diogo Chiaradia, com produção focada em chopps e cervejas nos estilos Munich Helles, Czech Pilsener e American IPA. Recentemente lançaram a American Pale Ale, em homenagem à Revolução Pernambucana, chama-se 1817. As opções vão estar disponíveis num robusto cardápio para o evento, que conta ainda com opções de cortes especiais de carnes e burgers no grill. Mais informações no: https://www.eventick.com.br/ekautprostday
*Rivaldo Neto (rivaldoneto@outlook.com) é designer e cervejeiro gourmet nas horas vagas