A magia do circo encanta milhares de crianças, de todas as idades, e nos mais diversos locais do país. No picadeiro, as técnicas de malabares, acrobacias e movimentações artísticas despertam curiosidades. O que poucos pais sabem é que essas modalidades têm um papel importante no desenvolvimento da consciência corporal dos pequenos.
Há 6 anos, a Cia Athletica aproxima a realidade e vivência do circo ao dia a dia de crianças no Recife. Através do lúdico e de atividades seguras, ensina as táticas circenses para meninas e meninos de 07 a 14 anos.
O desenvolvimento das capacidades motoras são os principais benefícios da prática. Sendo o ganho de força, velocidade, resistência e flexibilidade suas principais características. Já entre as habilidades motoras, são explorados os movimentos naturais do corpo, como correr, saltar, arremessar, equilibrar e rolar.
As aulas de iniciação circense são indicadas para a melhora do condicionamento físico, emagrecimento, performance, prevenção e desenvolvimento motor global. Assim, as crianças aprendem a manusear os malabares, como as bolas, arcos e os swing poi, fazer acrobacias (cambalhota, estrelinha e portagem), além de ensinar movimentações artísticas e trabalhar o equilíbrio.
A diversão é visível no olhar de cada criança. A pequena Júlia Twedberd, de 10 anos, apaixonou-se pela modalidade aos 05 anos e desde então tornou-se um dos seus afazeres prediletos. Segundo a mãe Danielle Twedberd, sua filha aprendeu a ter mais disciplina, comprometimento e postura com as aulinhas.
Já Alice Casa Nova, de 9 anos, não poupa elogios às aulas: “Eu adoro de paixão!”. Há dois anos aprendendo e brincando com o professor Jabim, ela é encantada pela arte de equilibrar os pratos, acrobacias e malabarismo. Dentre os maiores benefícios para a vida da menina, o pai Cezar Augusto destaca a melhora da coordenação motora.
Os papais e mamães ainda podem acompanhar esse processo de aprendizado na mostra de movimentos e exercícios, além de um festival kids no final do ano que é aberto ao público. As aulinhas acontecem nas segundas e quartas às 15h45.