Em tempos de crise, o investimento em tecnologias da informação tem sido o caminho traçado por várias empresas para melhorar o desempenho, reduzindo os custos e alavancando as vendas. De olho nesse movimento, a Ávila Soluções – que atua na produção de softwares, gestão de banco de dados e business intelligence (BI) – investiu em inovação para atender a essa demanda e conseguiu alcançar um crescimento de 20% em 2016. Nesse processo, desenvolveu novas competências e aperfeiçoou seu portfólio de serviços para conquistar novos clientes e ampliar os negócios com as corporações que já eram parceiras.
Especializada no desenvolvimento de softwares sob medida para atender as necessidades corporativas, a Ávila Soluções, nos últimos anos, passou a comercializar também aplicativos para celular. A estratégia agradou a clientela e atualmente vários dos sistemas que já eram desenvolvidos pela empresa ganharam uma versão mobile. Além desses produtos personalizados, uma novidade criada foi o aplicativo Naora, uma plataforma em que médicos e pacientes se cadastram para fazer o agendamento de consultas. Em poucos meses, mais de 120 profissionais já usam o serviço. A meta da empresa é alcançar mil inscritos até o final de 2018.
O sócio Thiago Fragoso explica que o investimento em aplicativos surgiu em razão do momento econômico do País. “Desde o início da empresa trabalhamos com esse serviço, mas a gente se especializou mais justamente nesse período de crise e avançamos bastante. Essa área de aplicativos nasceu no início da recessão da economia e atualmente já temos fechados alguns novos contratos”, afirma. Um contrato recém-assinado foi com o grupo Viasul, que em breve permitirá o agendamento das revisões dos veículos via aplicativo de celular.
Se o Naora é novidade da Ávila, a empresa tem também produtos já consolidados como o Uniclinika, um sistema de gestão para serviços de diagnóstico por imagem. Outra inovação de cunho social é o Mete a Colher, app que permite uma conexão de mulheres vítimas de violência com os serviços de apoio especializados. O aplicativo foi finalista da etapa brasileira da premiação Imagine Cup.
Outra estratégia adotada foi a redução do preço da área de business intelligence (BI), que possibilitou crescer o volume de serviços com os próprios clientes e chegar a novas empresas. BI é um processo de organização, análise e monitoramento de informações das empresas que possibilita uma gestão mais eficiente. “Esse serviço permite que se tenha uma visão privilegiada dos dados do seu negócio. Nos últimos dois anos as ferramentas de BI tornaram-se mais acessíveis e voltadas para um público mais amplo. Antes as oportunidades eram com clientes com orçamentos maiores e em geral apenas para o público gestor. Mas isso está mudando. Está havendo uma democratização sem precedentes. Hoje o BI já está no celular do gerente e do profissional operacional que está na ponta da produção”, ressalta Fábio Ávila, sócio e fundador. Entre os clientes de BI estão o Grupo Cornélio Brennand e a Secretaria da Fazenda de Sergipe.
A gestão de banco de dados é outro pilar de atuação da empresa. “É uma área que você não pode falhar, pois o impacto é muito grande, porque prejudica o atendimento e interfere no faturamento. O lema é que o banco seja sempre disponível, com segurança e na melhor forma possível”, afirma o sócio George Soares. Entre os clientes da empresa estão a Queiroz Galvão, a Farmácia do Trabalhador e o laboratório Marcelo Magalhães. Para inovar na área, a empresa passou a trabalhar também com o banco de dados da Oracle. “Investimos em capacitação da equipe e aumentamos a nossa capacidade de atendimento, trabalhando com mais uma plataforma para chegar a novos clientes”, explica Fábio Ávila.
Uma ação transversal é crescer sugerindo novas soluções tecnológicas para as empresas que a Ávila já atende. “Investimos em expansões de projetos em clientes antigos. Sugerimos novas ideias, que gerem demanda e que sejam úteis para eles. Algumas vezes, eles mesmos trazem algumas solicitações e nós construímos os projetos”, afirma Romulo Martins. Um desses clientes é a Baterias Moura, que iniciou o maior projeto assinado com a empresa em plena crise no setor automobilístico, envolvendo os três tipos de serviços: BI, banco de dados e de desenvolvimento de aplicativos.
Apesar da recessão ainda persistir, as estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) apontam que os investimentos em TI no Brasil devem crescer 5,6% em 2017. Com todos esses movimentos e inovações, a expectativa da Ávila Soluções é mais promissora. Eles têm uma projeção de ampliar o faturamento entre 15% e 20%.
*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@revistaalgomais.com.br)