--> Bloco “Nem com uma flor” ganha as ruas de Recife Antigo - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Bloco “Nem com uma flor” ganha as ruas de Recife Antigo

Revista algomais

Festejo realizado pela Secretaria da Mulher completa 22 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva. Este ano, as atrações são a cantora Isadora Mello, Gabi do Carmo, acompanhadas pela Orquestra 100% Mulher e o Baque Mulher. A concentração está marcada para ás 14h30, na Praça do Arsenal

(Da Prefeitura do Recife)

Agenda TGI

Nesta quinta-feira (16), o bloco político-carnavalesco Nem com uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher, desfila pelas ruas do Bairro do Recife para reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher, como já é tradição. Realizada pela Prefeitura do Recife, a ação marca a volta do bloco após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19. Este ano, as atrações são a cantora Isadora Mello, Gabi do Carmo acompanhadas pela Orquestra 100% Mulher e o Baque Mulher. A concentração está marcada para às 14h30, na Praça do Arsenal.

Fundado em 2001, o bloco Nem com uma flor completa 22 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva antes da abertura oficial do Carnaval. O bloco tem o objetivo de conscientizar foliões e foliãs para a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher, bem como a divulgação dos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero.

Como todos os anos, a agremiação aproveita para homenagear pessoas e instituições que lutam pelo fim da violência contra a mulher. Este ano as homenageadas são a professora e ativista Lourdes Maria, a diretora geral de Promoção da Economia Criativa da ADEPE, Márcia Souto, a professora e diretora do Hospital Oswaldo Cruz, Izabel Avelar, a senadora Tereza Leitão e o Plaza Shopping.

Stand da Secretaria da Mulher no Carnaval do Recife

A Secretaria da Mulher do Recife terá um stand na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, da sexta (17) até a terça-feira (21), funcionando das 16h à 1h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no stand, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar nos polos descentralizados da Várzea, Ibura e Alto José do Pinho, de sábado (18) a segunda (20), das 18h às 23h.

Nos polos descentralizados, equipes volantes da secretaria vão realizar blitz educativa reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

Nossos Serviços

Centro de Referência Clarice Lispector

O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro.

Atendimento: 24h

Fone 1: (81) 3355.3008

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, nº 3585, Ipsep.

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

Salas da Mulher

Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Camara. Equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.

Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago

Espaço de gestão compartilhada entre a Secretaria da Mulher do Recife e a Secretaria da Mulher de Pernambuco. O serviço presta atendimento, acolhimento e orientação às mulheres por meio da equipe multidisciplinar. O centro também oferta cursos de formação, oficinas, palestra e rodas de diálogos.

Endereço: Rua Carapeba, 426. (Ao lado da Igreja Católica de Brasília Teimosa).

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138

Foto: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon