Atividade integra o projeto “Recife: Cinco Séculos de Evolução Urbana” e destaca a faixa arenosa que deu origem à cidade e moldou sua expansão portuária
No próximo domingo, 26 de outubro, o urbanista Francisco Cunha promove mais uma edição da tradicional Caminhada Domingueira, com o tema “Os 100 primeiros anos sem sair do Istmo” — o segundo tópico do projeto Recife: Cinco Séculos de Evolução Urbana. A concentração será às 8h, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de onde o grupo sairá para um percurso de imersão histórica e urbana.
Durante o trajeto, Cunha abordará a importância do istmo arenoso que, desde os primeiros séculos da colonização, ligou Olinda ao porto natural do Recife, transformando-se na base da ocupação urbana e econômica da região. Segundo estudos históricos, essa estreita faixa de areia protegida por arrecifes foi determinante para a escolha da ocupação de Olinda por Duarte Coelho e da instalação do Porto de Pernambuco, ponto de ancoragem das embarcações e ligação com os rios Beberibe e Capibaribe — elementos que moldaram a paisagem e o desenvolvimento da cidade.
Em sua palestra virtual de ontem, o urbanista relembrou que a primeira caminhada da série ocorreu em Olinda, e que as próximas etapas seguirão acompanhando a produção de seu novo livro, dedicado à história da ocupação urbana do Recife.
“O Recife nasceu do porto e do istmo. Esse encontro entre o mar, os rios e as várzeas foi o que definiu sua forma e seu destino urbano”, destacou Francisco Cunha.

As Caminhadas Domingueiras têm como proposta unir conhecimento, história e convivência, promovendo o olhar atento sobre as transformações urbanas ao longo dos cinco séculos de evolução do Recife, desde o antigo ancoradouro de Olinda até o moderno porto da nova economia. Francisco Cunha anunciou ontem que cada caminhada será precedida de um encontro virtual sobre o tema do passeio do mês.
Serviço
Caminhada Domingueira – “O Istmo”
📅 Domingo, 26 de outubro
🕗 Concentração às 8h
📍 Em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)
🚶♂️ Atividade gratuita
📚 Projeto: Recife: Cinco Séculos de Evolução Urbana
👤 Condução: Urbanista Francisco Cunha

