O anúncio da programação do Carnaval 2024 pela Prefeitura do Recife, nesta quarta-feira (17), trouxe entusiasmo ao varejo local. A festividade impulsiona as vendas no comércio, que se preparou com estoques e já observa uma movimentação significativa em setores como confecções, calçados, cosméticos, miudezas, artigos de decoração, acessórios e adereços diversos para a confecção de fantasias, além de alimentos e bebidas.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, a expectativa é que a sazonalidade, combinada com o período de férias, impulsione os negócios do setor entre 5% e 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O Carnaval também estimula atividades em outros segmentos, como turismo, serviços de bares e restaurantes, mobilidade, artistas e entretenimento.
Através da plataforma virtual Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br), é possível encontrar, no Centro do Recife, lojas e produtos relacionados ao Carnaval. Basta digitar o nome da loja, nome da rua ou categorias no campo ‘Atividades’ para localizar pontos de venda, endereços, redes sociais, horários de funcionamento e contatos. Até o momento, estão mapeadas pelo menos 1.093 lojas em diversos segmentos nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista.
FRED LEAL, PRESIDENTE DA CDL RECIFE
“O comércio fornece desde o item pronto ou matéria-prima para quem quer entrar no clima e ir fantasiado a produtos e itens para atender, por exemplo, autônomos que vão produzir alimentos e profissionais que instalarão som, decoração e iluminação em eventos, além de serviços como o de estamparias para roupas e tecidos”.