Novembro chegou e aos poucos o Natal está iluminando a cidade. As famosas luzinhas e todos os elementos que compõe o ciclo natalino são uma atração à parte. Para incentivar a decoração da cidade no período natalino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, está promovendo a 5º edição do concurso cultural Eu Amo o Natal. Este ano, serão premiadas as ruas e casas residenciais com as decorações natalinas mais criativas do Recife. As três vias vencedoras ganham festas de réveillon completas e as residências, prêmios em dinheiro. A inscrição é gratuita e já está disponível no site do concurso.
Para participar, é simples. Basta acessar o site www.euamoonatal.com.br, realizar o upload de no mínimo três e no máximo cinco fotos do cenário natalino da rua ou casa, junto ao comprovante de residência da pessoa que está inscrevendo o local. O cenário deve ter de três a cinco metros de comprimento. As inscrições seguem até o dia 13 de dezembro.
No dia 15 do mesmo mês serão selecionadas por uma comissão julgadora 10 semifinalistas em cada categoria. Destas, no dia 18, serão escolhidas as cinco finalistas que vão para votação popular no site do concurso até o dia 21. A população decidirá desta forma os 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade. O resultado final sai no dia 22 de dezembro.
Na categoria Rua, o primeiro lugar ganhará uma festa de réveillon completa no dia 31 de dezembro com duas bandas, show pirotécnico, palco completo, estrutura de iluminação e três horas de diversão. A segunda e terceira colocadas ganharão uma festa semelhante com a apresentação de uma banda. Já na categoria Casa Residencial, o prêmio será em dinheiro. O 1º lugar ganha quinze mil reais, o segundo, dez mil, e a terceiro, cinco mil reais.
A Comissão Julgadora do concurso será composta por oito membros, com profissionais da Prefeitura do Recife, Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismos, Sindicato de Jornalistas de Pernambuco, Instituto de Arquitetos do Brasil e representantes do meio artístico. Estão nos critérios de avaliação a criatividade, beleza e a mensagem de valor social e emocional transmitido através da decoração.
"O concurso promove o embelezamento da cidade, incentiva o turismo e une a população para demonstrar o seu amor e orgulho pelo local onde vive. Somos a capital da criatividade. Sabemos que os projetos terão, sem nenhuma dúvida, essa característica como ponto de partida", comenta a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.