Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Mostra Diretoras na Cinemateca Pernambucana reúne a produção de oito realizadoras com filmes disponíveis no portal on-line da cinemateca. A programação conta com filmes das diretoras Renata Pinheiro, Dea Ferraz, Adelina Pontual, Séphora Silva, Cecília da Fonte, Cecília da Fonte Alves, Luci Alcântara e Katia Mesel.
No total, são 43 filmes, entre curtas-metragens e longas, que contemplam gêneros como o documentário, animação e ficção. A mostra revela a rica e diversificada produção de realizadoras pernambucanas, com abordagens diversas sobre a sociedade.
A Mostra Diretoras na Cinemateca Pernambucana também disponibiliza cinco filmes acessíveis com Audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão, Libras para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
Conheça as diretoras e seus filmes:
Diretora, roteirista e continuísta, Adelina Pontual formou-se em Comunicação Social pela UFPE e em Cinema, com Especialização em Montagem, pela Escuela Internacional de Cine y TV, de San Antonio de Los Baños, em Cuba.
Diretora e produtora, Cecília da Fonte se graduou em comunicação e se especializou em roteiro e direção cinematográfica em Buenos Aires, na Argentina. É integrante do coletivo “Deixa Ela Em Paz” e do “Movimento de Mulheres no Audiovisual de Pernambuco” – MAPE, desde 2016.
Diretora, roteirista e animadora, Cecilia da Fonte Alves possui graduação e Mestrado em Design pela UFPE e especialização em Artes Visuais pelo Senac. Trabalha com Educação Infantil, Design Gráfico e Comunicação.
Diretora e roteirista formada em Jornalismo, com especialização em documentários na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de San Antonio de los Baños – Cuba.
Diretora, produtora e roteirista, Katia Mesel estudou Arquitetura e Artes Gráficas na UFPE. Com 50 anos de carreira, a cineasta já fez mais de trezentos filmes, entre curtas e longas, passando por Super-8, 16mm, 35mm, U-Matic, Betacam e Digital.
Diretora, produtora e roteirista, Luci Alcântara é graduada em Artes Cênicas, na UFPE, com pós-graduação em Estudos Cinematográficos na Universidade Católica de Pernambuco.
Diretora, diretora de Arte e produtora, Renata Pinheiro é formada em Artes Plástica na Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou com direção de arte em filmes e videoclipes. Hoje, é uma das donas da produtora Aroma Filmes, junto a Sérgio Oliveira.
Diretora, diretora de arte e cenógrafa, Séphora Silva é arquiteta e urbanista formada pela UFPE desde 1991, com curso de capacitação pela Universidade de Guadalajara/México (1996).