A escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti está na programação do Circuito Cultural de Pernambuco com a live A vida pede licença… poética, que acontece hoje (dia 10), às 17h. A mediação será feita pela jornalista e crítica literária Gianni Paula de Melo. Com 65 livros publicados e mais um no prelo, a autora se destaca pela diversidade da obra, que perpassa quase todos os gêneros literários. Chegou a ser reconhecida pelos estudiosos como revitalizadora por excelência dos contos de fadas, pois apresenta uma obra considerável no gênero.
“A vida não é feita apenas de leitura de livros. Sempre houve no mundo um contingente enorme de pessoas que, sem saber ler, tinham grande sabedoria, porque sabiam ler a vida. Hoje estamos cientes de que a leitura de livros nos dá mais elementos para ler a vida. E queremos que este benefício esteja ao alcance de todos”, diz Colasanti, ao justificar o tema da live.
Premiadíssima, Colasanti já foi agraciada com o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), sete Jabutis, dois Livros do Ano, Hors Concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), 3º lugar Portugal Telecom, possui dois Selos Distinção Cátedra e já conquistou o Prêmio de Poesia da Biblioteca Nacional, além de cinco outros prêmios internacionais.
Com uma história forte de ativismo entre os anos de 1985 a 89, Colasanti foi membro do primeiro Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. E hoje, ao ser questionada sobre como anda esse ativismo, como resposta recomenda a leitura de suas crônicas, contos e poemas.
O circuito é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com curadoria da Fundação Gilberto Freyre. Nesta segunda edição, o homenageado é o poeta João Cabral de Melo Neto, que teria completado 100 anos de nascimento em 9 de janeiro deste ano. A realização acontece excepcionalmente no ambiente digital, em função da pandemia de Covid-19. Toda a programação será ancorada no portal (www.circuitoculturalpernambuco.com.br) e nas redes sociais do circuito, que acontece no período de 9 a 13 de setembro.
Vinte editoras, livrarias e instituições, como a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e a União Brasileira dos Escritores participarão do evento com programações e ações próprias. O circuito conta com o apoio das secretarias estaduais de Educação, Cultura e Fundarpe. As próximas etapas acontecerão em outubro (07 a 11), novembro (12 a 15) e dezembro (09 a 13) com novas programações e participantes.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 10.09, QUINTA-FEIRA
8h – Podcast Cultural
Notícias sobre o mundo literário e temas afins.
8h30 – Ler, muito prazer!
Exibição de vídeos de experiências de leitura (individuais ou coletivas) de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história!
Contação da história do livro Dianimal (Cepe), de Alexandre Revoredo, com Érica Montenegro.
9h45 – Dinâmica das letras
Criação de parlendas, com Érica Montenegro
10h – Oficina
Mão de Moldar Passarinho – Oficina de modelagem com Emerson Pontes
11h – Bate-papo
Histórias em quadrinhos como recurso didático-pedagógico. Participação de Waldomiro Vergueiro, Marcello Quintanilha e de Roberto Beltrão (mediador).
12h – Podcast Cultural
Trópicos (Revista Continente) – Para sempre Tereza Costa Rêgo.
13h – Videocast Cultural
Exibição do documentário Assombrações do Recife Velho, de Evaldo Mocarzel.
14h – Oficina Teatro para Crianças
Com Dani Travassos da Companhia Fiandeiros de Teatro (Conceituação do Teatro e O despertar da imaginação).
15h – Por dentro do livro
O obscuro fichário dos artistas mundanos (Cepe). Participação da roteirista Clarice Hoffmann e do ilustrador Paulinho do Amparo.
16h – Bate-papo
Diálogos entre linguagens: literatura, teatro e cinema. Participação de Newton Moreno, Evaldo Mocarzel e Márcio Bastos (mediador).
17h – Live: A vida pede licença… poética. Participação de Marina Colasanti e Gianni Paula de Melo (mediadora).
18h – Contação de história
Contação da história do livro Dianimal (Cepe), de Alexandre Revoredo, com Érica Montenegro.
18h45 – Dinâmica das letras
Criação de parlendas, com Érica Montenegro.
19h – Prazer de Ler
Exibição de vídeos de experiências de leitura (individuais ou coletivas) de adolescentes e adultos.
19h30 – Lançamentos
Lançamento do livro O Brasil de Gilberto Freyre, de Mario Helio. Conversa entre o autor e Anco Márcio Tenório Vieira.
20h – Sarau
Vozes do Recife – Recital poético com Companhia Fiandeiros de Teatro