Com encenação gratuita, peça de biodrama encerra atividades de 2022 do Terça em Cena - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Com encenação gratuita, peça de biodrama encerra atividades de 2022 do Terça em Cena

Revista algomais

“Travessia de Vida, Outro Exemplo”, do Grupo O Tabuleiro de Teatro, ganha apresentação dia 20 de dezembro, na UFPE (Foto: Ythalla Maraysa)

Um menino organiza seu quarto e se reencontra com várias memórias, algumas delas por muito tempo escondidas. Um artista reflete sobre sua profissão e a própria essência do fazer artístico, temendo por seu futuro em um país mergulhado no desprezo à cultura. Três tempos, passado, presente e futuro se encontram na encenação de “Travessia de Vida, Outro Exemplo”, montagem do Grupo O Tabuleiro de Teatro que encerra as atividades de 2022 do projeto Terça em Cena. A peça ganha apresentação única e gratuita no dia 20 de dezembro, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE). No dia seguinte, 21 de dezembro, o grupo oferecerá uma oficina sobre biodrama.

Agenda TGI

O espetáculo tem a direção assinada por Felipe Vidal e parte das experiências reais do ator e dramaturgo Lucas Carvalho, autor e protagonista do texto. Calcado no biodrama, quando as vivências biográficas de pessoas vivas constroem a dramaturgia, o trabalho propõe uma reflexão sobre questões geracionais, do processo de amadurecimento. Também se coloca como uma ode aos esforços e resistência dos profissionais da arte, mesmo diante do desmonte das políticas públicas para a área e a perseguição contra os artistas. O realismo dá o tom da encenação, mas a atmosfera por vezes é interrompida pela ludicidade, seguindo as proposições do ícone do teatro Jerzy Grotowski.

Além da apresentação, no dia seguinte, quarta-feira, 21 de dezembro, às 19h o grupo ministrará no Teatro Milton Baccarelli, a oficina "A autoescrita, o biodrama e a Volplochénie", uma atividade prática-pedagógica, voltada para a sensibilização para a escrita sobre si. Através de exercícios, a oficina tem como objetivo apresentar ferramentas para que os participantes possam trabalhar em cena suas histórias, a partir dos princípios de Voploschénie (corporificação) de Constantin Stanislavski. As inscrições para a oficina podem ser feitas a partir da segunda-feira, 19, através do link disponibilizado no Instagram do Terça em Cena. Serão ofertadas 20 vagas.

Sobre o Terça em Cena

Projeto de extensão realizado em parceria com o Festival de Teatro do Agreste - Feteag, o “Terça em Cena” teve sua primeira edição em 2019, por iniciativa dos estudantes, e teve uma edição online, em 2021, por conta da pandemia. E são os discentes a força motriz da ação, com participação em todas as áreas (coordenação, produção, mediação, comitê curatorial e comunicação), cuja dinâmica remete a um minifestival. Em 2022, retornou em maio, com programação definida a partir de um edital no Instagram do projeto (@tercaemcenaufpe) aberto para grupos e artistas vinculados ou não à UFPE.

Todos os projetos selecionados passaram pelo crivo de uma equipe multidisciplinar formada por 20 pessoas, entre alunos e egressos do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE, professores e artistas da cena pernambucana. Além de apresentarem-se, os artistas oferecem para um número limitado de pessoas uma oficina. Ao final de cada peça, também haverá uma mediação para se conversar sobre a obra assistida. O objetivo do projeto é investir na formação de público, além de estreitar os laços da sociedade com a universidade.

Por isso, todas as apresentações e oficinas têm sido realizadas no Teatro Milton Baccarelli, reinaugurado em maio deste ano. O equipamento, além de um importante palco para a cidade, também é um espaço de aprendizagem, onde são realizadas várias atividades práticas do curso. Os discentes e professores desejam que o equipamento seja cada vez mais apropriado pela população e tenha sua potência ativada pelos artistas e pelo público.

SERVIÇO

Espetáculo “Travessia de Vida, Outro Exemplo”, do Grupo Tabuleiro de Teatro
Dia 20 de dezembro (terça-feira), às 19h
Teatro Milton Baccarelli (no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, na Várzea)
Gratuito, com ingressos distribuídos 1h antes da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos

*

Oficina “A autoescrita, o biodrama e a Volplochénie”
Dia 21 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Teatro Milton Baccarelli
Gratuito, com inscrições através de link disponibilizado no Instagram (@tercaemcenaufpe)
20 vagas

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon