Comércio online cresce no Brasil e deve movimentar mais de R$ 186 bi - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Comércio online cresce no Brasil e deve movimentar mais de R$ 186 bi

Revista algomais

(Da Agência Brasil)

O consumidor brasileiro tem demonstrado interesse crescente por compras online. Seja pela praticidade, pela possibilidade de comparar preços ou ainda atraídos por descontos, 62% dos consumidores do comércio eletrônico fazem de duas a cinco compras mensais.

Foi o que mostrou a pesquisa inédita E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

Considerando os últimos seis meses, 58% dos entrevistados compraram mais pela internet do que em lojas físicas. E 85% compraram online pelo menos uma vez no último mês. É o caso da aposentada Roselete Moura, moradora de Brasília.

Roupas, calçados, eletrônicos, artigos de higiene e beleza e eletrodomésticos foram os produtos mais comprados.

Mahara Scholz, diretora de receita da Octadesk, destaca as principais projeções do e-commerce para os próximos meses.

O levantamento traz também o perfil dos consumidores online brasileiros: maioria das classes CDE, mulheres, concentradas na região Sudeste e quase metade têm entre 30 e 49 anos.

Sobre os canais preferidos para compras, os destaques foram para sites e lojas virtuais, seguidos dos marketplaces, que são espaços onde várias marcas e vendedores oferecem seus produtos, e, em terceiro lugar aparecem os aplicativos das próprias lojas.

As redes sociais também são aliadas do comércio eletrônico: dois em cada três consumidores têm o hábito de pesquisar produtos desejados nesses espaços virtuais.

A pesquisa também traz um alerta: 92% dos consumidores já deixaram de comprar online por temer que a loja fosse uma fraude. Lojas que demonstram medidas de segurança visíveis, selos de confiança e políticas de privacidade e segurança são preferidas, segundo o estudo.

A preocupação com a garantia da compra leva usuários a buscar sites de reclamação, como aponta Mahara Scholz, representante da Octadesk.

A pesquisa ouviu mais de 2 mil consumidores, com mais de 16 anos, de todo Brasil, em maio deste ano.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon