Se por um lado as empresas estão adotando políticas de home office para conter a disseminação do COVID-19, por outro há a questão de que nem todo mundo é familiarizado em trabalhar fora do escritório. Alguns estarão pela primeira vez assumindo funções profissionais no ambiente domiciliar, o que traz o desafio de como permanecer focados sem deixar que as distrações triviais atrapalhem o trabalho e prejudiquem a produtividade. João Palmeira é consultor sênior e membro do Conselho de Administração da FranklinCovey, que atua em mais de 160 países ajudando organizações a alcançar resultados que exigem mudanças duradouras no comportamento humano, e oferece dicas importantes para manter a produtividade alta mesmo durante o regime de home office, que funcionam tanto para estagiários como para os executivos experientes.
1- Defina o horário de trabalho e siga-o à risca.
2- Programe paradas estratégicas: a cada hora, algo entre 5 e 10 min, dê atenção a filhos, pet, cônjuge.
3- Ir à um cômodo onde os fatores externos não irão distraí-lo.
4- Crie um acordo com os familiares, explicando o motivo e pedindo-os apoio para manter o menor ruído possível e a possibilidade de não ser interrompido.
5- Utilize seu celular para marcar um tempo em que você pretende manter o foco para começar e terminar a atividade (15 a 30 minutos).
6- Faça uma lista de prioridades e siga-a.
7- Desligue os pop ups.
8- Defina objetivos para o dia (aquelas atividades indispensáveis, que terão que ser feitas hoje sem falta).
9- Aprenda a dizer a família, clientes, parceiros e ao pet; durante o tempo definido para cumprir a tarefa, nada deverá ser mais importante.
10- Perceba quando o seu comportamento procrastinador tenta voltar; divida a tarefa em partes.