Pequenas, mas de alto potencial e com fome de crescer, as chamadas startups acabam enfrentando diversos desafios no dia a dia para conseguir atuar e expandir mercado. Na lista estão, entre outros, burocracia, aspectos legais, falta de capital para investimentos e tributos. São verdadeiras pedras no sapato de quem quer inovar.
Para discutir o assunto e buscar soluções, empreendedores, startups do Nordeste e investidores interessados em juntar inovação com negócios se encontram, no próximo 13 de setembro, na 3a Conferência Nordestina de Startups e Empreendedorismo - Mangue.bit 3.0.
O encontro regional – que tem o apoio do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia - acontece das 9h às 17h, no Itaipava Catorze, localizado no Armazém 14 do Porto, no Recife Antigo. Entre as confirmações, In loco, Neurotech, Softex, Fundo Criatec, Much More, Intelivix e Haut. A proposta do “Mangue.bit 3.0” é promover troca de conhecimentos e negócios com as melhores empresas do cenário brasileiro de inovação.
O evento é organizado de forma independente pela comunidade de empreendedores do Recife, o Manguezal, e surge como uma iniciativa colaborativa e posiciona a capital pernambucana como celeiro de grandes startups. Entre os debatedores está Camila Oliveira - sócia-titular de Direito Empresarial de Queiroz Cavalcanti Advocacia – que vai participar do painel “Como inovar em empresas tradicionais?”. Outras informações e programação completa no site: http://bit.manguez.al/
Bate-papo com especialistas
Paralelo à conferência, advogados especialistas de Queiroz Cavalcanti Advocacia estarão à disposição para um bate-papo informal com o público participante que queira saber mais ou tirar dúvidas sobre tributação (Hugo Plech Conde), relações trabalhistas (Bianca Dias), acordo de sócios (Leonardo Maciel) e governança corporativa (Adriana Gomes e Johnata Rocha).
Plataforma digital oferece conteúdo especializado gratuito
Para ajudar a fortalecer esse segmento, que tinha mais de 5 mil empresas no país em 2017, conforme a Associação Brasileira de Startups, o escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia lançou desde ano passado uma plataforma digital com conteúdo especializado e gratuito para fortalecer essas pequenas e médias empresas. É o portal Augment (www.portalaugment.com.br).
A iniciativa envolve plataforma virtual e encontros para facilitar a troca de conhecimentos e aproximar empreendedores e grandes players de mercado. Com isso, a ideia é ajuda-las a enfrentar desafios como acesso a crédito e capital para crescimento, orientação sobre questões jurídicas e contábeis, networking, estratégia de vendas e desenvolvimento de operações. Qualquer interessado poderá ter acesso ao conteúdo especializado e serviços gratuitos no ambiente virtual.