Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 com dois concertos gratuitos no Santa Isabel - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 com dois concertos gratuitos no Santa Isabel

Revista algomais

Duas noites de concertos, no Teatro de Santa Isabel, com música instrumental, óperas e musicais de sucesso. É assim que o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) vai comemorar seus 87 anos, nesta quarta e quinta (dias 16 e 17 de agosto). Entre as atrações, o violoncelista pernambucano radicado na Suíça, Antonio Meneses, em duo com o pianista André Mehmari (RJ), e a Orquestra de Câmara de Pernambuco, repetindo o formato apresentado com o Coro do Conservatório Pernambucano de Música no último Festival de Inverno de Garanhuns. Ambas as apresentações começam às 20h e têm entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria do evento.

A gerente geral do CPM, Roseane Hazin, salienta a importância da celebração em grande estilo: reforçar o objetivo da escola, que é a formação estética dos alunos e do público em geral. “Para isso, buscamos sempre apresentar artistas que são referência no Brasil e no exterior. Para nossos alunos, eles são um objetivo a alcançar; para o público, um modelo de refinamento sonoro, que ajudará a criar, nas suas mentes, um vocabulário de bom gosto musical”, afirma a gestora.
Rose destaca especialmente a apresentação do Coro de Câmara. “O Coro de certa forma exemplifica as conquistas alcançadas ao longo da trajetória de 87 anos do Conservatório. Ele reúne professores, ex-alunos e alunos de canto erudito da escola”, salienta.

Agenda TGI

PROGRAMA
O dueto com Antonio Meneses e André Mehmari abre em grande estilo as comemorações. O repertório doespetáculo AM60AM40 é ainda uma celebração dos 60 anos de Meneses e dos 40 anos de Mehmari, niteroiense criado em Ribeirão Preto (SP). O concerto inclui composições como Sem Você, de Tom Jobim com arranjo de Mehmari; Le Grand Tango, de Astor Piazzolla, e Adagio e Arioso, ambas de Bach. De Mehmari, serão executadas Aurora Nasceu,Impermanências e suítes brasileiras de frevo, valsa e baião. Uma das referências máximas em violoncelo da atualidade, Antonio Meneses está em turnê pelo País. Já se apresentou em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Além de cumprir sua agenda de concertos, Meneses ministra cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão, além de master-classes mensais na Academia Stauffer de Cremona, Itália.

O violoncelista toca um instrumento de  Matteo Goffriller, construído em 1710, em Veneza. Em ocasiões especiais, usa um violoncelo barroco de 4 ou 5 cordas. Meneses começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Já Mehmari tornou-se conhecido ao vencer, em 1998, o primeiro prêmio Visa de MPB. Ele é vencedor de concursos tanto na área erudita quanto popular. Em 2014, apresentou-se na Argentina, Suiça, Itália, Holanda e em Nova Iorque, cidade onde também deu aulas no workshop sobre sua própria obra, na Columbia University. Um ano depois, fez parceria como compositor residente da Miami Symphony, com a estreia mundial de seu concerto para Dois Pianos e Orquestra.

CANTO ERUDITO
No segundo dia de celebração, as atenções vão para a Orquestra de Câmara de Pernambuco e o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência do maestro José Renato Accioly. Na primeira parte do concerto, a solista Natália Duarte cantará a Ária da Boneca, da ópera Contos de Hoffmann. Mônica Muniz apresentará Habanera e Rodrigo Cruz, interpretará O Toreador, ambos da ópera Carmen. Na sequência, Gleicy Melo dará uma amostra da Ária e da Dansa da Bachiana n. 5, de Heitor Villa Lobos, que é um dos destaques do repertório. Já na segunda parte, o público poderá se encantar com musicais como O Fantasma da Ópera (2004) e A Noviça Rebelde. No programa estão ainda Age of Aquarius, da trilha sonora de Hair (1979), e composições de O Rei Leão e A Bela e A Fera.

SERVIÇO:
Concertos dos 87 anos do Conservatório Pernambucano de Música. Dia 16, espetáculo AM60AM40, com Antonio Meneses e André Mehmari. 20h. Dia 17, espetáculo com a Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência de José Renato Accioly. 20h. Ingressos gratuitos, distribuídos a partir das 19h. Teatro de Santa Isabel - Praça da República, Santo Antônio, fone: (81)3355-3323.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon