--> Cooperativa Sicredi Recife neutraliza emissões de Gases de Efeito Estufa - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Cooperativa Sicredi Recife neutraliza emissões de Gases de Efeito Estufa

A Sicredi Recife alcançou um marco importante no quesito sustentabilidade. A cooperativa conseguiu neutralizar mais de 51,73 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) que foram emitidas em 2019, com maior concentração nas emissões pelo consumo de energia elétrica (39%). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações nacionais desenvolvidas pelo Sistema Sicredi com o objetivo de apoiar o Projeto REDD+ Jari Pará, que é voltado para a geração de créditos de carbono de conservação florestal na Amazônia para neutralizar o total de 35.793 toneladas de GEE emitidos pela instituição financeira cooperativa.

Realizada com o apoio da Biofílica, empresa focada em conservação florestal, esta é a primeira iniciativa do Sistema Sicredi com foco em neutralização de GEE em nível nacional e visa aprimorar as práticas sustentáveis de suas 108 cooperativas de crédito. "Como instituição cooperativa financeira estamos comprometidos com as regiões onde atuamos. Na Sicredi Recife continuaremos engajados em minimizar os impactos das nossas operações e atividades, combinando sempre desenvolvimento financeiro com protagonismo sustentável", afirma o presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas.

Agenda TGI

O Projeto de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado a conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal tem como objetivo evitar o desmatamento e minimizar impactos socioambientais, promovendo benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades da região do município de Almeirim, no estado do Pará. A iniciativa combina atividades de manejo florestal com comercialização de créditos de carbono que são gerados a partir de metodologias internacionalmente reconhecidas, a fim de evitar o desmatamento e minimizar impactos ambientais. Desta forma, ela contribui para a conservação de 496 mil hectares de Floresta Amazônica nativa e de sua biodiversidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.

A estratégia de sustentabilidade foi reforçada em 2020, quando o Sistema aderiu ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa do órgão para estimular empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de desenvolvimento sustentável por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon