Crescimento do PIB de Pernambuco supera a média nacional - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Crescimento do PIB de Pernambuco supera a média nacional

Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS

Estado registra alta de 4,1%, impulsionado por setores da Agropecuária e Indústria, acima da média brasileira de 3,3%

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco registrou um crescimento de 4,1% no segundo trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado, superando a média nacional de 3,3%. O desempenho positivo do estado foi impulsionado principalmente pelos setores da Agropecuária e da Indústria. A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) e a Agência Condepe/Fidem divulgaram os dados durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12).

Agenda TGI

A Agropecuária apresentou um crescimento expressivo de 22,3%, com destaque para a pecuária, especialmente a produção de aves e ovos. A Indústria pernambucana também teve avanço, registrando alta de 4,4%, impulsionada por atividades como eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos. “Esse crescimento expressivo do PIB no segundo trimestre, com um crescimento de 4,1%, só vem confirmar o que já estamos presenciando desde o início do ano”, afirmou o secretário da Seplag, Fabrício Marques.

No acumulado do semestre, a economia de Pernambuco cresceu 3,4%, superando mais uma vez a média nacional, que ficou em 2,9%. Os dados mostram uma recuperação consistente da atividade produtiva, com destaque contínuo para a Agropecuária, que apresentou crescimento de 19,2% no período. O setor de Serviços, por sua vez, registrou uma expansão de 2,6%, sendo o comércio a área de maior destaque, com uma variação de 6,1%.

“O trabalho para reerguer a economia de Pernambuco está dando certo e as provas disso são o aquecimento do mercado de trabalho e a dinamização da economia”, ressaltou Jaime Prado, presidente da Agência Condepe/Fidem. Segundo ele, o bom desempenho econômico reflete os investimentos do Governo do Estado em setores estratégicos, fortalecendo ainda mais o ambiente econômico local.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon