Crítica literária: Novas luzes na ribalta

* Paulo Caldas

“E se nós decidirmos juntos?’’ Uma proposta de criação teatral compartilhada dentro da educação formal traz em seu conteúdo o bem tratar das artes cênicas. Nascido da pesquisa da pernambucana Amanda Duarte, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, apresenta, no mesmo cenário, dois conceitos diferentes na prática teatral: o “Process Drama” método de ensino especializado no trabalho com crianças e adolescentes lado a lado com os processos de “Criação Compartilhada” (estrutura presente nas companhias profissionais).
Tal experiência oportuniza observar uma associação que projeta o ensino do teatro no universo da educação básica. Amanda é uma jovem pesquisadora adepta da relação teatro educação e assim coletividade e criatividade tornaram-se a régua e o compasso de suas práticas cotidianas.
Tendo como palco uma escola pública de Salvador, a autora levou à cena uma pesquisa que a colocou frente a frente com estudantes de idade entre oito e dez anos e fruto de trocas de ideias em sala de aula. Suas vivências descritas e refletidas (no livro) ergueram as cortinas para a transposição do romance “Mar Morto”, de Jorge Amado, ensaiada em clima de discussões e desafios.
“E se nós decidirmos juntos?’’, lançado em 2019, tem o selo da Editora Paco Editorial, capa de Matheus Alexandro e projeto gráfico de Larissa Codgno). O exemplar pode ser adquirido no site da Paco Editorial.

*Paulo Caldas é escritor

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon