Definidos os 12 finalistas do Festival Nacional do Frevo – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Definidos os 12 finalistas do Festival Nacional do Frevo

Foram definidos, na noite de ontem (03), os quatro últimos finalistas do Festival Nacional do Frevo, concurso musical realizado pela Prefeitura do Recife, r meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com objetivo de assegurar renovação e fôlego ao gênero musical que é um dos principais pilares da cultura pernambucana.

Na terceira e última semifinal do concurso, prestigiada por artistas como Claudionor Germano, intérprete e sinônimo de frevo, oito candidatos se apresentaram e quatro se classificaram para a final, que será realizada no próximo dia 13 de julho, no Teatro de Santa Isabel.

Na categoria Frevo de Bloco, foi escolhida para continuar na competição a música No Primeiro Dia do Nosso Amor, de Lourenço Gato e Flávio Souza. Na categoria Frevo de Rua, classificou-se Alvoroçado, de Bené Sena. Claudionor, o Menino do Frevo, de Bráulio de Castro e João Araújo, foi selecionada para a final na categoria Frevo Canção. E Primeiro de Maio, de Romero Bonfim, foi classificada na categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral.

Do júri da derradeira eliminatória do Festival, participaram: o pesquisador e saxofonista maestro Spok, o compositor, arranjador e produtor musical Zé da Flauta, o cantor e compositor Almir Rouche, a integrante da Banda Sinfônica e maestrina da orquestra 100% Mulher, Camem Pontes, além do coordenador de Música do Paço do Frevo, Sérgio Gaia.

Na plateia, parentes dos candidatos dividiam espaço com músicos e apreciadores do mais pernambucano dos gêneros musicais. “Fiquei sabendo do evento por acaso e decidi conferir. Bom demais um festival como esse no museu que é a casa do frevo”, disse o advogado Renan Nascimento.

Na torcida pelo irmão, que conquistou uma vaga na final, a pedagoga Patrícia de Souza Leão Batista celebrou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “O Festival é maravilhoso. Valoriza a nossa cultura e garante espaço para os artistas da terra.”

 

Premiação – Para fomentar a cadeia produtiva do frevo, o Festival Nacional do Frevo irá assegurar material de trabalho e palco para os vencedores. Os primeiros colocados nas cinco categorias participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019 e ganharão ainda uma gravação audiovisual (15 horas em estúdio) da música que defenderam.

Os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação master da sua música vencedora (10 horas de estúdio). Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.

Confira a lista completa dos finalistas:

Categoria Frevo de Bloco
Tempo de Saudade, de Luiz Guimarães

Matando Saudade, de Luiz Gonzaga de Castro

No Primeiro Dia do Nosso Amor, de Lourenço Gato e Flávio Souza

Categoria Frevo de Rua
Adriana no Frevo e Cia., de Parrô Mello

Sapecando, de Marcos FM

Alvoroçado, de Bené Sena

 

Categoria Frevo Canção

Sabor de Rum Hortelã Café, de Edinho Queirós

Frevo Bregado, de Eugênio Carlos de Melo Brasil

Claudionor, o Menino do Frevo, de Bráulio de Castro e João Araújo

Categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral
Tubarão no Circo, de Zé Freire

Frevo da Amizade, de Ronaldo Batata

Primeiro de Maio, de Romero Bonfim

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon