A Editora Patuá lança na próxima terça-feira (20) o livro Do Estar no Ainda - Haikais, dos autores Paulo Marcondes e Tulio Velho Barreto. O evento será no Mocó Bistrô, no bairro das Graças, a partir das 19h.
Do Estar no Ainda tem 170 haikais criados durante a pandemia a partir do poema “Na poesia da vida”, escrito por um de seus autores. Ao compartilhar os mesmos versos do poema para iniciar cada um dos haikais, de certa forma, Paulo Marcondes e Túlio Velho Barreto abraçaram a tradição japonesa do tanka – estrutura poética que deu origem ao haikai –, em que cada autor escreve uma de suas duas estrofes. Mantidos como foram concebidos, os 170 haikais que compõem o livro encerram e pulsam espontaneidade e simplicidade, como tanto preconizava e praticava Matsuo Bashô (1644-1694), o grande mestre japonês dessa linguagem poética milenar. Mas, ressalte-se, os tercetos de Do Estar no Ainda estão inseridos igualmente no contexto da produção dos poetas que, entre nós, abrasileiraram o haikai. No caso dos autores deste livro, trata-se também de celebrar a amizade e a vida. Pois, ao escrevê-lo, romperam, poeticamente, o isolamento social a que todos e todas nós, comprometidos com a vida, tivemos que cumprir.
"As correspondências normalmente são o modelo quando pensamos no diálogo entre criadores. Nas cartas, vislumbramos sua forma de pensar a arte e a vida. Sabor especial temos ao ler Do estar no ainda, porque presenciamos, a partir dos haikais escritos por Paulo Marcondes e Túlio Velho Barreto, um diálogo poético in media res. Ao estilo do OuLiPo, tomando os versos de Na poesia da vida, de Paulo Marcondes, os dois se propuseram 'constrangimentos', na medida em que cada haikai devia remeter a um dos versos do poema original, sem que os dois tivessem lido os poemas subsequentes um do outro. Escrito durante a pandemia de Covid-19, o livro pode ser lido como o conjunto de 170 haikais aqui apresentados, ou como uma longa declaração de amor à poesia e à vida — irmãs que também dialogam desde sempre", afirmou o editor Wellington de Melo.
LANÇAMENTO DO LIVRO ‘DO ESTAR NO AINDA - HAIKAIS’ (EDITORA PATUÁ, 2022), de PAULO MARCONDES e TÚLIO VELHO BARRETO
Local: MOCÓ BISTRÔ / ARMAZÉM DE SÃO JORGE
Rua da Gracas, 178 - Graças
Dia: 20 de dezembro (terça-feira)
Horário: 19h