Apenas dois municípios do Estado seguem com prefeitura indefinidas. Jaboatão e Caruaru, que também havia expectativa de novo pleito, foram decididas com reeleição dos atuais prefeitos
Paulista e Olinda são os únicos municípios de Pernambuco que terão segundo turno nas eleições municipais de 2024. Essas cidades da Região Metropolitana do Recife não definiram seus novos prefeitos no primeiro turno, ao contrário dos demais municípios do estado, onde a decisão ocorreu já na primeira etapa da votação. A próxima fase das eleições está marcada para o dia 27 de outubro, quando os eleitores de Paulista e Olinda voltarão às urnas para escolher seus representantes.
A decisão para o novo prefeito de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, ficou para o segundo turno, marcado para 27 de outubro. Na disputa, o ex-deputado estadual Ramos (PSDB) lidera com 44,36% dos votos (74.092), seguido por Júnior Matuto (PSB), ex-prefeito e deputado estadual, com 30,66% (51.213 votos). Houve uma surpresa nesse pleito, visto que o candidato do PSB aparecia em diversas pesquisas na liderança, embora na reta final Ramos vinha em uma trajetória de crescimento.
Em Olinda, também haverá segundo turno no dia 27 de outubro. Vinicius Castello (PT) liderou o primeiro turno com 38,75% dos votos (80.422), e Mirella Almeida (PSD) ficou em segundo lugar com 30,02% (62.289 votos). A disputa promete ser acirrada, com os dois candidatos buscando atrair novos eleitores. Da mesma forma que em Paulista, o resultado das urnas reposicionou os primeiros colocados. Vinicius Castello apareceu em todos os momentos em segundo lugar nas pesquisas.