*Editorial de Cláudia Santos
Pernambuco vive um momento muito particular. Após sofrer com a pandemia da Covid-19, que ceifou vidas e nos arrastou para uma crise econômica, o momento, agora, é de construção e de planejar o futuro para o Estado conquistar o desenvolvimento econômico e social. Para tal empreitada, no entanto, é necessário um diagnóstico dos problemas enfrentados pelos pernambucanos e das potencialidades que o Estado dispõe para solucioná-los.
Ao chegarmos à 200ª edição da Algomais, acreditamos que esse seria um marco oportuno para contribuir- mos com essa análise. Ao nos debruçarmos sobre a conjuntura das quatro regiões que compõem Pernambuco – Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife – deparamonos com problemas seculares. É o caso da baixa capacitação de uma parcela ainda grande dos pernambucanos. Apesar dos esforços realizados nas últimas décadas, esse contingente ainda não é capaz de atender as demandas por profissionais qualificados em vários setores econômicos.
Também surgiram novas dificuldades, como as originadas pelas mudanças climáticas. É certo, por exemplo, que períodos de secas sempre assolaram o Estado, mas não na dimensão que presenciamos e com a ameaça real de transformar a caatinga num deserto. Porém, o sol que, muitas vezes, torra as esperanças no semiárido, é o mesmo que fornece energia limpa e permite à região do Rio São Francisco ser a única no mundo a ofertar safras de uva e vinho durante todo o ano.
E desta forma, apontando os problemas e investigando as diversas saídas, que produzimos a série de reportagem Desafios para o Desenvolvimento de Pernambuco. Trata-se de uma postura sempre presente na linha editorial da Algomais e que recentemente tem sido denominada por especialistas da comunicação de “jornalismo de soluções”. É também uma maneira de praticarmos, mais uma vez, o propósito da revista de manter um compromisso incondicional com nosso Estado. Ressalte-se, nesta série, o trabalho de fôlego e o esforço de reportagem primoroso realizado pelo repórter Rafael Dantas, assim como, o design elegantemente informativo de Rivaldo Neto.
Em razão de todos os atributos presentes nesse conteúdo, que foi ofertado primeiramente de modo seriado, decidimos, agora, reunir todas as matérias da série Desafios para o Desenvolvimento de Pernambuco numa única edição, como uma coletânea. É uma maneira de presentear o nosso leitor e, ao mesmo tempo, um gesto de esperança para construirmos, desde já, um futuro com desenvolvimento econômico e sustentável que ofereça qualidade de vida a todos os pernambucanos.
Boa leitura, bom Natal e um 2023 cheio de energia, paz e fé no futuro.
*Assine a Algomais para ler a série Desafios do Desenvolvimento de Pernambuco: assine.algomais.com