Os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e o deputado federal Carlos Veras saíram ontem (11) de uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, com a garantia de que serão realizados novos estudos para assegurar a construção do trecho Salgueiro Suape da ferrovia em Pernambuco.
O senador Humberto Costa saiu otimista com o encontro, com a expectativa de destravar o investimento na ferrovia em Pernambuco. "Foi uma visita muito importante. É fundamental esse compromisso do ministério e do presidente Lula em garantir a Transnordestina no seu eixo até Suape. Estudos estão sendo feitos para assegurar a viabilidade da obra".
O parlamentar destacou ainda que outras obras de infraestrutura devem ganhar atenção do Governo Federal no Estado. "Além disso, o governo Lula está trabalhando para realizar uma série de ações para garantir a melhoria das estradas em Pernambuco. Nós, da bancada federal do PT de Pernambuco, saímos extremamente animados. Ele, mais uma vez, vai dar a prioridade que o Nordeste e Pernambuco precisam e vai recolocar o nosso estado na rota do crescimento econômico".
Na reportagem Cresce mobilização política por ramal da Transnordestina até Suape, o senador já havia destacado que havia uma decisão do Governo Federal em garantir o ramal para o Estado. No entanto, os estudos técnicos, financiados pela Infra SA, que balizaram a decisão de remover Pernambuco da Transnordestina permanecem em sigilo, conforme nota do próprio Ministério dos Transportes enviada à Algomais.
"Mesmo que a contratante seja uma empresa pública – a antiga Valec; atual Infra S.A., após incorporação da EPL –, os referidos estudos contêm informações consideradas estratégicas e comerciais do empreendimento e negócio Transnordestina Logística S.A., da Infra S.A. e demais acionistas/partes interessadas. Desta forma, eles têm caráter sigiloso e não estão disponíveis ao público. Cabe ao Estado respeitar e preservar as informações, dada a sua relevância econômica e devido à natural disputa entre empresas concorrentes que atuam no mercado. Tal medida se baseia no Decreto n° 7.724/12 e nas leis n° 13.303/2016 e n° 6.404/76", informou o Ministério dos Transportes no final de março.
Com o anúncio do senador, Pernambuco tem agora a expectativa de visualizar um novo estudo técnico com informações da viabilidade do ramal ferroviário para o Estado, que é considerado pelos especialistas do setor como o mais competitivo no Nordeste.
OUTRAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Em conversa com os parlamentares pernambucanos, o ministro garantiu recursos para as obras de duplicação de rodovias, como as BRs 104 e a 423, que liga Sâo Caetano a Garanhuns e cujos trabalhos devem começar até o fim deste ano. Acerca da BR-232, Renan Filho afirmou que o ministério estuda expressivas e significativas propostas, mas não adiantou eventuais definições.
"Depois de quatro anos de paralisia, o governo Lula volta a apostar no país, no seu desenvolvimento. O presidente está trabalhando para garantir obras, emprego e a melhoria da qualidade de vida da população. Somente em infraestrutura, o governo Lula está investindo R$ 21 bilhões, mais do que tudo o que foi gasto nos quatro anos do governo do genocida. Deste montante, R$ 3,3 bilhões vão para as rodovia", afirmou.