Os paraibanos Jessier Quirino e Frei Damião Silva, o baiano Moraes Moreira, o cearense Bráulio Bessa e o pernambucano Maciel Melo são alguns nomes de peso da cultura regional que se apresentam – e fazem lançamentos literários – durante a IV Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que acontecerá de quarta-feira (19) a domingo (23), no Centro de Convenções de Pernambuco. Os shows – assim como os demais eventos da feira literária – são gratuitos e acontecem à noite, no palco principal.
Inspirado no atual momento político nacional, o poeta Jessier Quirino apresentará nesta quarta-feira (19), às 19h30, o espetáculo Mentira provisória: a verdade eleitoral. Com cerca de uma hora e meia de duração, o show poético mergulha no universo nordestino para contar causos e verdades que, segundo o humorista, vão de “mentirolas carrapeta a mentirão de candidato”.
Abrindo a programação de shows da quinta-feira (20), o padre Francisco Damião Silva, com quase vinte anos dedicado ao sacerdócio, apresentará um repertório musical com canções autorais e de outros artistas. Para o frei, a música é uma expressão da alma utilizada por ele como instrumento para tocar o coração das pessoas, falar sobre a esperança e lutar contra a intolerância.
Com mais de 40 discos lançados, o músico Moraes Moreira resolveu contar em forma de cordel a história dos Novos Baianos, grupo que revolucionou a cena musical brasileira a partir dos anos de 1970. Com quase duzentas páginas, a nova edição do livro A história dos Novos Baianos e Outros Versos será lançada também na quinta-feira, às 19h45, seguida de um pocket show do artista, que vem ao Recife especialmente para a feira literária.
Ainda sob a inspiração da arte cordelista, Bráulio Bessa, poeta levou seus versos rimados pelo Brasil afora quando se tornou integrante do elenco fixo do programa Encontro, com Fátima Bernardes, faz apresentação para o público da Fenelivro na próxima sexta-feira (21), a partir das 19h45, quando lançará seus livros Poesia que transforma e Poesia com rapadura. Por sinal, seu primeiro livro (Poesia que transforma) foi considerado um fenômeno no mercado editorial tendo ficado durante semanas entre os mais vendidos no país. Do poeta, o cantor mineiro Milton Nascimento já declarou que “cada palavra que sai da boca do Bráulio Bessa toca minha alma de uma forma raríssima”.
Show de músicas e poesias é o que promete o cantor Maciel Melo para o sábado (22), a partir das 20h, no palco principal da Fenelivro, que também autografará edições dos seus dois livros A poeira na estrada (ficcional sem deixar de ser autobiográfico) e O refúgio das interrogações (que reúne cerca de cem crônicas escritas ao longo dos últimos anos). “A literatura entrou na minha vida para não mais sair e será um grande prazer participar da Fenelivro, uma feira que respira cultura”, garante o poeta sertanejo.