Fernando de Noronha aposta no mergulho e convida turistas a desvendar a fauna marinha – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fernando de Noronha aposta no mergulho e convida turistas a desvendar a fauna marinha

Famoso por suas praias paradisíacas, pousadas de alto padrão e restaurantes premiados entre os melhores do Brasil, o Arquipélago de Fernando de Noronha também é uma referência para os amantes do mergulho. Com uma rica biodiversidade marinha e cenários subaquáticos deslumbrantes, Noronha oferece oportunidades de mergulho durante todo o ano, de janeiro a dezembro. Para aqueles que desejam explorar esse universo aquático, é importante entender uma particularidade: dependendo da época do ano em que visitarem a região, o mergulho será realizado em diferentes áreas do mar.

De junho a novembro, os mergulhos ocorrem no mar de dentro, entre a ilha e o continente brasileiro, enquanto de dezembro a maio, ocorrem no mar de fora, na parte oposta ao continente. Independentemente da região, a experiência promete ser única. Noronha possui uma das maiores diversidades de pontos de mergulho do mundo, que incluem cavernas, grutas, recifes de corais, paredões e naufrágios, cada um oferecendo suas próprias surpresas e belezas subaquáticas.

De acordo com Murilo Del Vechio, da equipe da empresa de receptivo Noronha Tour, o melhor ponto de mergulho é aquele onde o praticante se sinta confortável,  seguro e inserido em um ambiente natural e diverso. “Importante sempre mergulhar com segurança dentro dos limites físicos e de treinamento. Em Fernando de Noronha, há regras específicas da Unidade de Conservação (Parnamar/FN) que devem ser seguidas, como a proibição do toque, coleta ou perseguição dos animais marinhos”, lembra o especialista.

Com o suporte de profissionais qualificados, o mergulho é uma atividade segura e inclusiva, podendo ser desfrutada por pessoas com deficiência, desde que não haja contraindicações médicas. Além disso, não há limite de idade. Geralmente, crianças a partir dos oito anos já podem realizar o mergulho de batismo, que é conduzido por um instrutor de maneira individual. Muito popular em Fernando de Noronha, o mergulho de batismo proporciona uma introdução à experiência subaquática. Nessa modalidade, os participantes alcançam uma profundidade máxima de até 12 metros, com duração aproximada de meia hora.

Segundo a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Lúcia Smith, há várias experiências positivas que as pessoas que mergulham em Noronha costumam relatar. “A Ilha já ganhou noticiário internacional até mesmo por causa de pedidos de casamento embaixo d’água. Mas, sem dúvida, alguns dos maiores benefícios da atividade são entrar em contato com a natureza, observar a fauna marinha, ter uma maior consciência ambiental, além de aspectos psicológicos como a superação do medo, a euforia de viver uma nova experiência e o autoconhecimento”, atesta.

Durante a estadia em Fernando de Noronha, também é possível obter a certificação em mergulho. Essa certificação é obtida após a conclusão de um curso completo, seguindo todas as etapas do treinamento. Com essa certificação, o mergulhador torna-se apto a realizar imersões em qualquer lugar do mundo, desde que respeite os limites do treinamento recebido. Além do mergulho com cilindro, a incrível transparência das águas de Noronha, classificadas como algumas das melhores do mundo, permite a observação de uma variedade de animais marinhos apenas com o uso do snorkel. As praias mais recomendadas para essa experiência são a Praia do Porto, a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos.

Iago Dino, também da equipe da Noronha Tour, reafirma que não há nenhum momento específico do ano que impossibilite a prática dos mergulhos. “Dá para mergulhar o ano todo, porém, por se tratar de uma ilha oceânica, há variações das condições do mar que podem adiar a saída ou entrada de embarcações na área do porto”, finaliza.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon