O município de Bezerros recebe neste setembro de 2019 um grande evento voltado à difusão musical no Agreste pernambucano. O Nuvem – Festival de Música de Serra Negra realiza sua primeira edição nos dias 27 e 28 de setembro, trazendo ao Polo Cultural de Serra Negra, a 9km do centro de Bezerros, shows gratuitos de artistas de várias partes do Estado, reunindo sonoridades que vão do tradicional ao contemporâneo.
A programação tem início na sexta-feira (27/09), às 19h30, com o trio feminino recifense de Hip Hop Arrete; o duo de música regional eletrônica Radiola Serra Alta, de Triunfo, acompanhado nos vocais por Jéssica Caitano; a cantora Isaar, do Recife; e a discotecagem dançante da DJ LêMer, espanhola residente em Pernambuco há 10 anos, abrindo e fechando as atrações do dia.
No sábado (28/09), os shows começam às 19h com o recifense Amaro Freitas, pianista que mistura jazz e afrobrasilidades; o cantor experimental Lucas Torres, de Goiana, que recebe o bezerrense Ciel Santos; o forró quase centenário da Banda de Pífanos Zé do Estado, de Caruaru; e o trio regional Em Canto e Poesia, com participação especial do cantor Tonfil, ambos naturais de São José do Egito. A abertura e fechamento fica por conta dos DJs Clássico dos Clássicos, de Carpina.
Ao todo, serão nove atrações abraçando a pluralidade de ritmos de Pernambuco, resultando em mais de 10 horas de música ao vivo. A proposta vem para movimentar Bezerros e o distrito de Serra Negra com novas iniciativas culturais. Segundo Marlom Meirelles, idealizador do festival, a experiência de realizar duas edições do Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre em 2017 e 2019 foi o convite para o surgimento do Nuvem.
“Encontramos pessoas de todo o estado maravilhadas com a energia de Serra Negra, dizendo que aqui se sentiam mais perto das nuvens. Foi aí que surgiu a vontade de ir além. Acreditamos que esse lugar mágico precisa de respiros culturais constantes e que a arte é o nosso combustível”, explica.
OFICINA
– Além dos shows, o Nuvem promove ainda a oficina “Música Livre”, voltada para artistas do Agreste. Ministrada pelo musicista Amaro Freitas, a atividade tem como objetivo promover fortalecimento da música autoral do interior. A atividade ocorre na quinta-feira (26/09), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco – Bezerros, das 9h às 17h, com direito a certificado aos participantes. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no http://bit.ly/oficinamusicalivre.
O Nuvem – Festival de Música de Serra Negra é uma realização da Eixo Audiovisual, em co-produção com Espiral Filmes e Anilina Produções e Soluções Criativas. O festival tem apoio da Prefeitura de Bezerros e do Centro de Artesanato de Pernambuco, com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco. A identidade visual do Nuvem é assinada pelo artista alagoano Herbert Loureiro. Acompanhe o festival no Facebook e no Instagram para conferir novidades: @festivalnuvem.
SERVIÇO:
I NUVEM – Festival de Música de Serra Negra
Quando: quinta, sexta e sábado, 26, 27 e 28 de setembro de 2019
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira, 26/08 – Formação
Oficina “Música Livre” com Amaro Freitas
Local: Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco – Bezerros
(Av. Maj. Aprígio da Fonseca, nº 1100, São Sebastião – Bezerros/PE)
Horário: 09h às 17h
Gratuito mediante inscrições antecipadas no link http://bit.ly/oficinamusicalivre
Sexta-feira, 27/08 – Shows
Local: Polo Cultural de Serra Negra
DJ LêMer (19h30 – 20h)
Arrete (20h – 21h)
Radiola Serra Alta (21h20 – 22h20)
Isaar (22h40 – 23h40)
DJ LêMer (23h40 – 00h40)
Sábado, 28/09 – Shows
Local: Polo Cultural de Serra Negra
DJs Clássico dos Clássicos (19h – 19h30)
Amaro Freitas (19h30 – 20h30)
Lucas Torres + Ciel Santos (20h50 – 21h50)
Banda de Pífanos Zé do Estado (22h10 – 23h10)
Em Canto e Poesia + Tonfil (23h30 – 00h30)
DJs Clássico dos Clássicos (00h30 – 01h)