O último sábado (17) marcou um novo período nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) com o início das modalidades de futsal, voleibol, badminton e atletismo. Dessas modalidades, apenas o atletismo já realizou finais, e as primeiras medalhas de ouro de Pernambuco nesta fase refletem também o sucesso de programas focados no desenvolvimento do atletismo pernambucano.
Tanto Henrique Pereira, ouro no octatlo infantil (15 a 17 anos), quanto Maria Lucineida, ouro nos 3.000 metros infantil com a marca de 10:28 minutos, são alunos-atletas que fizeram parte de edições passadas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo e atualmente fazem parte do Bolsa Atleta de Pernambuco. As conquistas na maior competição de esporte escolar do país são resultados de um longo trabalho e de atletas que conseguiram tirar o melhor das experiências e oportunidades recebidas.
A primeira medalha no atletismo, no entanto, veio no sábado. Pamela Nievilly, da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Recife, garantiu o primeiro pódio de Pernambuco no atletismo ao conquistar a prata nos 75 metros mirim (12 a 14 anos) com a marca de 9.54 segundos. No domingo tivemos mais outra conquista com Abraão de Lima, da Escola Theodozio Leandro Horas, na cidade de Bodocó, que levou o bronze no salto em distância na categoria mirim com um salto de 6.36 metros.
Com mais esses pódios Pernambuco tem quinze medalhas conquistadas até agora nos Jogos Escolares da Juventude, com oito ouros, duas pratas e cinco bronzes. Amanhã as competições seguem nas modalidades de voleibol, futsal, badminton e atletismo, com Pernambuco tendo fortes chances de mais medalhas em todas as disputas menos no vôlei.
Futsal:
No futsal os destaques foram as equipes dos Colégios 2001 e BJ. Disputando a categoria infantil, o 2001 venceu por 3×2 o Colégio São Mateus – PI em sua estreia conseguiu avançar até as semifinais após passar nos pênaltis pelo Colégio Passionista, do Espírito Santo. A Partida terminou empatada em 1 a 1 mas o 2001 foi mais eficiente nas penalidades, vencendo por 5×3. Já o BJ chegou às semifinais dominando completamente seus adversários. A equipe venceu por 10×2 o Colégio Estadual Getúlio Vargas – MA e na partida seguinte fez 9×3 na Escola Estadual Major Otávio Pitalunga – MT.
Badminton:
No badminton, Pernambuco brilhou com o trabalho em equipe. Ian Carlos e Laiza Mirelli, a dupla mista na categoria infantil, chegaram as semifinais da competição com duas vitórias. Na categoria mirim, a dupla Murilo Lima e Maria Eloisa também fez bonito. Eles passaram pelas oitavas e quartas de final sem perder um único set, com parciais de 21×15 e 21×10 contra uma dupla carioca nas oitavas e uma vitória por 21×14 e 21×5 nas quartas. Nas disputas individuais, José Elison na categoria mirim e Ian Carlos na infantil também chegaram as fases decisivas e jogam as quartas de finais amanhã.