Forró da Macuca antecipa clima junino em Olinda - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Forró da Macuca antecipa clima junino em Olinda

Claudia Santos

A Macuca dá continuidade às comemorações de 30 anos da sua fundação durante o ciclo junino. E antes mesmo de junho chegar, já antecipa o arrasta pé. Neste sábado (11/05), realiza o Forró da Macuca, a primeira festa do calendário junino da entidade cultural. O evento será realizado no Manny Deck, em Olinda, com show do grupo musical Forró na Caixa, com participações das cantoras Isaar e Flaira Ferro; apresentação do Forró Orquestrado do Maestro Oséas e set do DJ Patricktor4. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/forrodamacuca2019 e na Estação4Cantos (Sítio Histórico de Olinda), Avesso (Graças) e Ekäut Lab (Boa Viagem).

O calendário da Macuca contará ainda com cortejo do Boi da Macuca com a Orquestra do Maestro Oséas pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda no dia 1 de junho. A festa migra para o interior nos dias 21, 22 e 23 de junho, com o tradicional São João com arraial e shows no Sítio Macuca, no município de Correntes, e cortejo com orquestra pela zona rural.

Maestro Oséas. Foto: Kélvin Andrade

O Forró na Caixa acaba de voltar de turnê por nove cidades de São Paulo e promete trazer novidades especialmente para a festa da Macuca deste sábado (11/05). O grupo pernambucano faz um autêntico baile de forró de rabeca, com direito a xote, arrasta pé, baião, coco e cavalo marinho. O repertório é formado por músicas autorais, instrumentais, de domínio público e releituras de clássicos da MPB no balanço do forró rabecado. Criado em 2012, o Forró na Caixa é formado por Thiago Martins (rabeca e voz principal), Ju Valença (zabumba e voz), Yuri Rabid (baixo), Rodrigo Felix e Frank Sósthenes (percussão). As cantoras Isaar e Flaira Ferro farão participações especiais cantando músicas próprias, com arranjos em clima junino.

Forro na Caixa/Foto: Selasi Estúdio.jpg

Durante a festa, o Maestro Oséas comanda o Forró Orquestrado, projeto no qual apresenta clássicos do forró e músicas contemporâneas. O repertório executado pela orquestra traz tanto composições consagradas dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos quanto sucessos de artistas da cena contemporânea como Otto, Banda Eddie, Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda, que ganham arranjos especiais em ritmo de forró.

O DJ Patricktor4 é responsável por abrir e fechar a noite, além de garantir a animação do salão nos intervalos das outras atrações. A seleção traz uma mistura de sonoridades de “Baile”, que buscam reconectar ritmos tradicionais e populares a novas texturas urbanas com batidas e timbres eletrônicos.

Patricktor4/Foto: Jedson Nobre.jpg

SOBRE A MACUCA
A entidade cultural Macuca se mantém ativa tanto no Carnaval quanto no São João, além de promover eventos e festivais em outros momentos do ano. Os festejos sempre contam com a presença do Boi da Macuca, figura mítica e brincante enfeitada com as cores azul, amarelo e vermelho. A Macuca foi criada em fevereiro de 1989, no sítio no município de Correntes, com dois de festa com forró, no aniversário do geólogo José Oliveira Rocha (mais conhecido como Capitão Zé da Macuca). Em seguida, a brincadeira também foi levada para Olinda. Durante o Carnaval e São João, os festejos sempre promovem a interação do forró com o frevo, reverenciando mestres tradicionais e nomes da música contemporânea a partir de arranjos inovadores.

SOBRE FORRÓ NA CAIXA
O Forró na Caixa atualmente é um dos principais grupos de forró de Pernambuco. Surgido na cidade de Olinda, em 2012, o grupo dá continuidade ao legado da cena cultural manguebeat e pós-manguebeat, tendo como inspiração rabequeiros e grupos como Quarteto Olinda, Chão e Chinelo, Mestre Ambrósio e Mestre Luiz Paixão. Formado por cinco artistas da música, da dança e da poesia, o Forró na Caixa também incorpora no show coreografias do cavalo marinho, estimulando a plateia a interagir e dançar com os cantos e trupés da brincadeira da Zona da Mata pernambucana.

SERVIÇO
Forró da Macuca 2019
Data: 11 de maio de 2019 (sábado), a partir das 20h
Local: Manny Deck - Rua do Sol, 468, Carmo, Olinda (entrada pela beira-mar)
Ingressos: Meia-entrada (Esgotada), Social (R$ 30,00 - com doação de 1 kg de alimento não perecível na portaria), Inteira (R$ 50,00)
Venda de Ingressos: Sympla (www.sympla.com.br/forrodamacuca2019), Estação4Cantos (Sítio Histórico de Olinda), Avesso (Graças) e Ekäut Lab (Boa Viagem).

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon