O mais pernambucano dos ritmos completa aniversário hoje (9). É ele quem faz a alegria de Blocos Líricos, Troças Carnavalescas e Clubes de Bonecos, animando foliões de dia ou de noite, nos mais variados gêneros. Em 2017, sua majestade, o Frevo, completa 110 anos e o dia será repleto de ações para quem quer antecipar o Carnaval. Também neste dia, o Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, comemora seus três anos de atividades com mais um reconhecimento do Iphan e muita festa. Confira a agenda de homenagens e celebrações para hoje (tabela da agenda abaixo do texto):
AGENDA
No Paço do Frevo – Para celebrar o aniversário do Paço, no dia 9/2 haverá programação intensa no espaço no Dia do Frevo, com a participação do Ministro da Cultura, Roberto Freire, o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o Diretor-Presidente do IDG, Ricardo Piquet, e um Representante do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo além de Vilma Guimarães da Fundação Roberto Marinho. A programação começa às 9h com um café da manhã com orquestra de frevo e acolhimento com música e poesia. Ainda pela manhã, haverá apresentação artística de alunos de Prática de Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral, também se apresenta no local a Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo junto com a Mostra da Escola de Dança. O Paço receberá uma homenagem do Iphan ao Paço do Frevo (Certificado Centro de Referência) e lançamento do Dossiê de Candidatura, com a presença da Presidenta do Iphan; Kátia Bogea e da Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.
À tarde, às 14h, o museu recebe a palestra “Frevo, Capoeira e Passo” com o teatrólogo e escritor Reinaldo de Oliveira, realizada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Às 15h30, haverá um duplo lançamento de livros dedicados a biografias marcantes na história da música pernambucana: Claudionor Germano – A Voz do Frevo, de José Teles e a biografia do maestro Ademir Araújo, Maestro Formiga – Frevo na Tempestade, de Carlos Eduardo Amaral, ambos publicados pela Companhia Editora de Pernambuco – CEPE.
As comemorações, no Paço do Frevo, se encerram às 17h com o Encontros de Estandartes, Flabelos e Bonecos, num evento festivo dedicado às agremiações de frevo, como clubes, troças e blocos em frente à fachada do Paço.
Concurso elege o Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa 2017 – Disposição, animação e frevo no pé estão entre os principais requisitos para eleger o Rei e a Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa. A 8ª edição do concurso, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, acontece sob o som de uma orquestra ao vivo no Shopping Paço Alfândega, Bairro do Recife, a partir das 14h. Os eleitos a majestade dos festejos de Momo vão desfilar e receber os convidados no 16º Baile de Carnaval da Pessoa Idosa, no dia 21 de fevereiro, no Chevrolet Hall. A entrada é gratuita.
Escola Municipal do Frevo promove aula de dança e leva passistas às ruas – Mas a festa não para por aí: a partir das 17h, grupos de passistas da Escola Municipal do Frevo Maestro Fernando Borges farão um verdadeiro desfile de dança pelas ruas do Bairro de São José. A concentração será na Praça do Carmo, às 17h. De lá os dançarinos e a orquestra de frevo partem para o Pátio de São Pedro onde acontecerá um aulão. Desta festa também participam o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2017, Eduardo de Gomes e Bruna Barbosa, ambos ex-alunos da Escola de Frevo.
Acerto de Marcha no Pátio de São Pedro – Na sequência, acontece mais um Acerto de Marcha trazendo de volta o romantismo dos antigos Carnavais. A partir das 19h, os Blocos de Pau e Corda que farão a alegria do público são: Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia Bloco Carnavalesco Lírico Com Você no Coração Bloco Folguedos de Surubim Bloco Carnavalesco Damas e Valetes Bloco Lírico Pierrot de São José. Os Acertos de Marcha têm lotado o espaço sempre às quintas-feiras e a entrada é franca.
Onde Ouvir
Longe da folia momesca, as rádios do Paço do Frevo e Frei Caneca dedicam ampla programação ao gênero, e ambas podem ser ouvidas pela Internet. No caso da Rádio do Paço, o Internauta pode ter acesso pelo endereço http://www.pacodofrevo.org.br. Na Rádio Frei Caneca, inaugurada em 30 de junho, a programação diária dedica 15min de cada hora ao gênero. Em fevereiro, já são 30 minutos a cada hora dedicados ao mais pernambucano dos ritmos. No dia 9, a partir de meia noite, a Frei Caneca terá 24h ininterruptas de frevo. A emissora, que funciona no Dial 101.5 FM, também pode ser desfrutada pelo http://www.freicanecafm.org/
Onde aprender – Fundada em 1996, a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges já formou mais de 10 mil alunos em aulas diárias e gratuitas divididas nos níveis iniciante, intermediário e avançado (curso completo realizado em três anos). A escola funciona de segunda a sexta de 8h às 22h e oferece 27 turmas com capacidade para atender 640 alunos. Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, a escola abre vagas para novos alunos. Informações através do (81) 3355.3102. O Paço do Frevo, também oferece cursos para quem quer se aprimorar no ritmo tanto na música quanto na dança. Informações no site http://www.pacodofrevo.org.br/