Fundação Joaquim Nabuco celebra 74 anos e debate o racismo estrutural

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição federal vinculada ao Ministério da Educação, comemora 74 anos nesta sexta-feira (21) com uma programação especial no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte. A celebração enfatiza o papel da Fundaj como guardiã do patrimônio cultural do Norte e Nordeste do Brasil, enquanto mantém o olhar voltado para o futuro, promovendo parcerias e abrindo suas portas à sociedade, especialmente àqueles em maior vulnerabilidade social.

“Trata-se de uma data muito significativa, tendo em vista que a Fundaj é guardiã de inestimável patrimônio cultural dos estados do Norte,  Nordeste e do Brasil. Celebrar esta data significa exaltar esse importante legado com olhar para o futuro”, afirma a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar. 

O evento contará com a inauguração do Espaço de Convivência da Fundaj, no Edifício Paulo Guerra, para leitura e confraternização de servidores e estagiários. À tarde, a Sala Calouste Gulbenkian sediará a conferência “O ideário abolicionista (re)visitado e o racismo estrutural no Brasil”, com a participação significativa da Dra. Rita Cristina de Oliveira, Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Os debatedores abordarão temas contemporâneos relacionados ao combate do racismo, alinhados à história e missão da Fundação. A conferência é relevante para o debate atual e para compreender as lutas abolicionistas, mantendo-se essencial o engajamento na luta contra práticas opressoras arraigadas na sociedade. A data é uma oportunidade para refletir sobre o combate ao racismo estrutural, buscando formas articuladas de promoção da igualdade e justiça social.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon