Gestão: Desenvolver a liderança é fundamental - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Gestão: Desenvolver a liderança é fundamental

Revista algomais

*Por Fátima Guimarães

Os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas com as previsões para 2022 realizada pelo Great Place to Work foram divulgados recentemente, com análise de dados levantados entre 15 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, contando com respostas de mais de 2.600 profissionais, sendo 68% ocupantes de cargos de liderança.

Agenda TGI

Um dos aspectos ressaltados na análise representa uma transição importante e bastante lógica. Os desafios dos anos anteriores (2020/2021) estiveram focados nas transformações necessárias do mundo do trabalho para adaptá-lo ao ambiente de pandemia e até além dele, bem como na verdadeira “revolução” que precisou ser feita nos processos de comunicação interna para manter a integração e disseminar novas práticas, novos modelos e novos valores.

Neste momento, embora, reconhecidamente, ainda se tenha muito a construir, adaptar e até desconstruir, fica bem claro na pesquisa que a prioridade para 2022 é ter gestores preparados para desempenhar bem o seu papel junto à equipe e no alcance dos resultados para alavancar a estratégia do negócio. Desse modo, o foco prioritário apontado pelos respondentes para 2022 foi desenvolvimento e capacitação de lideranças (42,6%), segundo a pesquisa.

É senso comum no campo da gestão que, embora a principal fonte de aprendizado de um líder seja a prática cotidiana frente à sua equipe e aos seus processos de trabalho, há também a convicção de que um gestor não pode deixar de agregar e desenvolver novos conhecimentos e manter-se em sintonia com a realidade, adequando-se aos tempos atuais.

Ampliar a capacidade de lidar e resolver problemas complexos, desenvolver aptidão de liderar e influenciar, reagir positivamente e com resiliência às mudanças foram os três traços identificados pela pesquisa como as habilidades que as empresas consideram fundamentais em seus profissionais, que deverão procurar desenvolvê-las para acompanhar o ritmo dos negócios e serem bem posicionados no mercado de trabalho.

No momento que é considerado o de maior transformação da nossa história recente, as empresas foram e ainda estão sendo profundamente impactadas, necessitando, cada vez mais, de gestores cujos perfis combinem excelência técnica para produzir novos modelos que tragam benefícios materiais, com capacidade de liderança que favoreça uma cultura de estímulo à mudança e à inovação em suas equipes. Para isso, é fundamental o investimento em ampliar seus conhecimentos e talentos para motivar e engajar pessoas no projeto da empresa.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon