Se você não organiza bem sua agenda e nunca refletiu de fato como faz a gestão do seu tempo, sua produtividade pode estar muito abaixo do que poderia ser. Além disso, esse descuido com a organização das tarefas e compromissos é um dos motivos que afeta muito também a qualidade de vida dos profissionais. Essas constatações foram reveladas em uma série de pesquisas, nacionais e estrangeiras, que avaliaram as práticas dos profissionais e gestores.
Para orientar profissionais e gestores, o consultor Tiago Siqueira faz no dia 4 de abril, às 20h, o workshop Gestão do Tempo e Produtividade para Líderes, que será remoto e gratuito para os inscritos no link: atqv.com.br
Uma pesquisa da Acuity Training revelou que 82% dos profissionais não têm nenhum sistema de gerenciamento de tempo e ainda que uma em cada 8 pessoas, nunca se sente no controle das demandas em seu trabalho.
TEMPO FORA DE CONTROLE
82% dos profissionais não têm um sistema de gerenciamento de tempo;
1 em cada 8 pessoas, nunca se sente no controle das demandas em seu trabalho.
Fonte: Acuity Training (2022)
Mesmo para as pessoas que têm cuidado do seu tempo, mas não têm as devidas técnicas de gestão, os problemas de produtividade podem aparecer. Tiago Siqueira cita, por exemplo, um estudo liderado pelos especialistas Joshua Rubinstein, Jeffrey Evans e David Meyer que destacou para o fato de que alternar entre tarefas pode reduzir nossa produtividade em até 40%. Os profissionais, portanto, que pensam estar produzindo mais, intercalando diferentes funções ao longo do dia, podem na verdade estar perdendo minutos e até horas da sua jornada.
Além de derrubar a produção, a qualidade de vida de quem não arruma o tempo é imensamente prejudicada. Uma pesquisa publicada pelo Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no ano 2020 indicou que 56% das pessoas têm dificuldade em equilibrar vida profissional e pessoal. O advento do home office foi apontado como um dos motivos que ampliou essa dificuldade.
Apesar de trazer vantagens, como na redução das horas desperdiçadas nos deslocamento, a falta de ferramentas de organização do tempo e melhor distribuição da agenda pessoal e de trabalho, criou esse desconforto em muitos profissionais.
QUALIDADE DE VIDA PREJUDICADA
56% das pessoas têm dificuldade em equilibrar vida profissional e pessoal
Fonte: FGV
Para aprender técnicas de gestão do tempo e compreender como essa reorganização pode trazer benefícios para a atividade profissional e qualidade de vida, faça a inscrição no workshop Gestão do Tempo e Produtividade para Líderes. Tiago Siqueira, autor do livro “Quem tem prazo não tem pressa”, será o condutor do encontro virtual ao vivo acontecerá na plataforma Zoom.