Teatro Rui Limeira Rosal, sedia o espetáculo “Cordel Operístico Lua Alegria”, no próximo domingo (28), às 20h. Projeto tem, ainda, workshop gratuito sobre Literatura de Cordel
A cidade de Caruaru será palco da última apresentação do “Cordel Operístico Lua Alegria” durante a temporada do Janeiro de Grandes Espetáculos. A circulação do projeto é realizada em parceria com o Sesc Pernambuco, com incentivo do Funcultura. O espetáculo acontecerá neste domingo (28), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal, em Caruaru. Além da apresentação, a unidade sediará no mesmo dia o workshop gratuito “Literatura de Cordel”.
“A gente precisa falar sempre de Luiz Gonzaga. Ele é eterno pela sua representatividade cultural, importância na música, legado das obras e das parcerias que perduram”, defende Paulo. Nascido em Tabira, ele compartilha com o Velho Lua as raízes sertanejas e a forma de enaltecer e contar a vida e costumes das pessoas de forma simples e popular. Gonzaga, com a música e Paulo, com o cordel.
Foi por meio da expressão literária do cordel que Paulo escolheu prestar homenagem ao cantor. Inicialmente, ele produziu um cordel, o qual foi publicado em livro durante a primeira Bienal do Livro de Brasília em 2012. Posteriormente, a obra foi transformada em um espetáculo, sob a direção de Luiz Manuel e a produção geral de Pedro Castro. No palco, vozes, sanfona, violoncelo, viola, percussão e flauta acompanham a narrativa, ocasionalmente conectando-se a algumas das mais reconhecidas músicas entoadas por Gonzaga. Além de Paulo Matricó e Elis Mariana, sua filha, como intérpretes, a peça conta com a participação de mais cinco músicos. O espetáculo aposta na utilização de projeções de xilogravuras e imagens como cenário, enriquecendo a experiência visual.
WORKSHOP – Para além de levar apresentações baseadas no cordel, a temporada de “Cordel Operístico Lua Alegria” se propõe a estimular a aproximação, entendimento e produção da linguagem popular. Por isso, a temporada inclui, ainda, a realização de workshops gratuitos sobre literatura de cordel. Em Caruaru, a formação vai acontecer também no domingo (28), mas no período da tarde, às 15h. Voltada para pessoas interessadas no assunto e com idade acima dos 10 anos, o encontro vai falar sobre a história do cordel, principais autores e referências, construção de narrativa, processos criativos, declamações e leituras. Serão até 30 participantes, e as inscrições acontecem no Sesc Caruaru.
Programação – “Cordel Operístico Lua Alegria”
28/01: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)
15h – workshop Literatura de Cordel
20h – espetáculo
Endereço: Rua Rui Limeira Rosal, s/nº, Petrópolis
Entrada: R$ 30 inteira; R$ 15 meia-entrada