A Prefeitura do Recife inicia processo de licitação para dar continuidade às obras civis do Teatro do Parque. O valor desta etapa da obra complementar está orçado em R$ 5.850.000,00 milhões e o edital para contratação da empresa que executará esta segunda parte da intervenção foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (22). O processo para contratação do serviço tem prazo de 60 dias para ser concluído. O processo de contratação da obra e o acompanhamento da sua execução são realizados pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife.
Fechado desde 2010, o Teatro do Parque já passava por um longo período de degradação. Em 2013, a Prefeitura do Recife deu início à elaboração do projeto de restauração do Teatro, que teve a primeira etapa concluída, contemplando os serviços estruturais emergenciais. Nesta segunda fase de obras, será concluída a construção do bloco de apoio ao cinema; substituição de todas as instalações prediais (elétrica, hidrossanitária, telefonia e incêndio); execução de um novo tratamento acústico com implantação de uma sala de ensaio para a Banda Sinfônica do Recife; substituição do piso do palco e restauro integral do Teatro, incluindo todos os bens integrados a ele, como paredes, fachadas, esquadrias, pinturas decorativas, ornatos e frisos, capitéis das colunas, entre outros. O prazo para que toda a obra seja concluída é de 18 meses.
O recurso para retomada das obras é de fonte própria da Prefeitura do Recife, resultado de um esforço frente às dificuldades financeiras enfrentadas ao longo dos últimos anos em todo o país. Todo esse trabalho que será realizado trará para atualidade as características da sua primeira intervenção, datada de 1930, quando o prédio foi adaptado para ser o cine teatro que é hoje. Esse resgate histórico foi possível a partir das pesquisas realizadas pela equipe técnica do gabinete de projetos especiais e de restaurador contratado para esse estudo, durante a elaboração do projeto de restauro.
Classificado com Imóvel Especial de Preservação (IEP) em 2014, o Teatro do Parque teve a primeira etapa da sua intervenção realizada. Foi investido R$ 1,1 milhão para sanar os problemas mais urgentes encontrados na estrutura da edificação. Com isso, foi possível cessar a degradação crescente que vinha acontecendo no Teatro. Todo o madeiramento, além de telhas, calhas e rufo do telhado tiveram que ser substituídos. Tubulações e fiações das instalações elétricas também precisaram ser completamente refeitas, além das instalações hidrossanitárias e do sistema de drenagem do teatro.