Instituto Ricardo Brennand participa da 18ª Primavera dos Museus com programação acessível e inclusiva – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Instituto Ricardo Brennand participa da 18ª Primavera dos Museus com programação acessível e inclusiva

Evento nacional destaca a importância da acessibilidade e inclusão nos museus

O Instituto Ricardo Brennand, localizado na Várzea, Recife, integra a 18ª edição da Primavera dos Museus com uma programação especial voltada para acessibilidade e inclusão. O evento segue até o dia 29 de setembro, o espaço cultural oferece atividades como exibições de curtas-metragens, palestras, visitas mediadas acessíveis e oficinas sensoriais para pessoas cegas e surdas, em linha com a temática deste ano: “Museus, Acessibilidade e Inclusão”.

Entre os destaques da programação está a exibição do curta pernambucano “Gaé: Incluir sem Limitar é Ir Além”, seguido de um debate conduzido por Amanda Lima, produtora cultural e educadora social, sobre a importância de uma sociedade anticapacitista. A atividade será realizada no dia 26, às 15h. No dia 27, a ação educativa “Peça a Peça” abordará o protagonismo de pessoas com deficiência em diferentes esferas sociais, com foco na obra “Joseph Rogers, O Cego”, além de uma palestra promovida por membros da Associação Pernambucana de Cegos (APEC).

Já nos dias 28 e 29, o Instituto promove visitas mediadas acessíveis para cegos e surdos, seguidas de oficinas sensoriais. No dia 29, às 15h, Amanda Lima, primeira bailarina com síndrome de Down a se apresentar na sapatilha de ponta do Norte e Nordeste, realiza uma performance de dança no museu.

Serviço

Primavera dos Museus no Instituto Ricardo Brennand
Onde: Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea, Recife
Quando: De 25 a 29 de setembro
Horário: De terça a domingo, das 13h às 17h
Ingressos: Inteira – R$ 50,00 / Meia – R$ 25,00
Mais informações e ingressos: Instituto Ricardo Brennand ou na bilheteria.

Data: 26/09 – às 15h
CiME – Cinema, Museu e Educação: Essa atividade contará com a a exibição do curta pernambucano “Gaé: Incluir sem Limitar é Ir Além” que provoca o pensar sensível de que uma sociedade anti capacitista é possível e urgente. Amanda Lima, produtora cultural e educadora social irá promover debate sobre a película apresentada. Atividade gratuita com vagas limitadas. Inscrição: https://bit.ly/CIME0924

Data: 27/09 – às 15h
Peça a Peça: Essa ação educativa promove a contextualização, o fazer artístico e a leitura de uma obra de arte previamente selecionada. E para essa edição será abordado “O Protagonismo de Pessoas com Deficiência em Diferentes Esferas Sociais”. E com foco no “Joseph Rogers, O Cego”, teremos a palestra “Nossa História: O que somos e o que fazemos” com membros da Associação Pernambucana de Cegos (APEC).
Inscrição: https://bit.ly/PaP176

Data: 28/09 – às 13h30
Visita Mediada Acessível para Cegos + Oficina Sensorial: Será promovido um circuito para não videntes seguido de uma experiência sensorial por meio de uma oficina de modelagem.
Inscrição: https://bit.ly/visitacessivelcegos

Data: 28/09 – às 15h30
Visita Mediada Acessível para Surdos + Oficina Sensorial
Circuito para não ouvintes seguido de uma experiência sensorial por meio de uma oficina de modelagem.
Inscrição: https://bit.ly/visitaacessivelsurdos

Data: 29/09 – às 15h
Apresentação de Dança: Com Amanda Lima, que é primeira bailarina com Síndrome de Down a realizará uma apresentação de dança na sapatilha de ponta do Norte/Nordeste.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon