Reconhecido nacionalmente como um dos principais portos para movimentação de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, entre outros derivados de petróleo) do país, o Porto de Suape acaba de receber um novo empreendimento para o desenvolvimento deste setor. A empresa Intertek, iniciou a operação do seu primeiro laboratório de análises de combustíveis, químicos e gás GLP para as áreas de petróleo e derivados em Pernambuco. Credenciada como entidade certificadora pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a empresa opera contribuindo no controle de qualidade de toda a cadeia de movimentação e distribuição dos produtos que chegam no Porto e, por ela são analisados.
A unidade está instalada na Avenida Portuária, nº 69, dentro da empresa Pandenor. O laboratório chega a realizar mais de mil análises por mês. “Nossa principal missão é garantir que o consumidor será atendido da melhor forma. A instalação da unidade garantiu mais rapidez na realização das análises. Agora, estamos ao lado do porto, o que garante menos tempo para o navio ficar atracado e, consequente, ganho na operação”, comentou João Lustosa da Silveira (na foto), Químico Industrial, que realiza as análises no laboratório da unidade.
O investimento para a construção da unidade no Complexo Industrial Portuário foi de R$ 3 milhões. A nova unidade tem capacidade para o controle de um milhão de metros cúbicos e, nele já atuam 30 funcionários, todos pernambucanos. “Tendo em vista a notória contribuição do Porto de Suape para a movimentação de produtos no País, julgamos importante investir e contribuir para o controle de qualidade dos produtos movimentados”, comentou Carlos Velasco, diretor geral da empresa para América do Sul.
Intertek - Estabelecidos em diversos portos do País, em regiões como Santos, Paranaguá e Salvador, os laboratórios da Intertek oferecem testes de controle de qualidade e expertise para identificação de possíveis de problemas, assegurando a conformidade do produto, processo ou equipamento de acordo com os requisitos definidos em normas, regulamentos ou especificações técnicas vigentes. Entre os clientes já atendidos pelo grupo estão as distribuidoras Temape; Teqmar; Pandenor; Raízen; Shell; Total e Ipiranga que já atuam no Estado.
SUAPE - De janeiro a julho deste ano o Porto de Suape movimentou 12.665.565 milhões de toneladas movimentadas de cargas, deste total, os granéis líquidos representaram 9.211.893 milhões de toneladas. No primeiro semestre de 2017, os granéis líquidos foram responsáveis por 72% de toda a movimentação do atracadouro, com 3,85 milhões de toneladas e incremento de 6% ante 2016.
(Governo do Estado de Pernambuco)