Investimentos seguem crescendo, mas apenas 25% das empresas estão prontas para IA - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Investimentos seguem crescendo, mas apenas 25% das empresas estão prontas para IA

Revista algomais

Pesquisa da Cisco destaca urgência para superação de barreiras na adoção da Inteligência Artificial

Apenas 25% das empresas brasileiras estão completamente preparadas para adotar a Inteligência Artificial (IA), segundo o Cisco 2024 AI Readiness Index. Esse número representa uma queda em relação aos 29% registrados no ano anterior. A pesquisa revela que as organizações enfrentam dificuldades em áreas como infraestrutura, talento e governança, mesmo com a rápida evolução do mercado. Executivos indicam que a falta de prontidão pode comprometer a competitividade, enquanto 66% das empresas admitem que têm, no máximo, um ano para estabelecer estratégias de IA.

Apesar dos desafios, o Brasil está intensificando os investimentos. Mais da metade das empresas (51%) alocam entre 10% e 30% do orçamento de TI para projetos de IA, principalmente nas áreas de cibersegurança, infraestrutura de TI e análise de dados. No entanto, 26% das organizações relatam que os resultados obtidos até agora não atendem às expectativas. Segundo Jeetu Patel, diretor de Produto da Cisco, “independentemente de onde estejam em sua jornada de IA, as organizações precisam estar preparando os data centers existentes e estratégias de nuvem para requisitos em mudança”.

A pesquisa identificou que apenas 26% das empresas possuem GPUs suficientes para atender às demandas de IA, e menos da metade (49%) conta com soluções completas de segurança para proteger dados. Além disso, as empresas reconhecem a necessidade de talentos qualificados, especialmente em infraestrutura e governança. Para superar essas lacunas, 47% planejam destinar mais de 40% do orçamento de TI à IA nos próximos cinco anos.

O levantamento reflete dados de 7.985 líderes empresariais em 30 países, incluindo o Brasil, abrangendo seis pilares de prontidão: estratégia, infraestrutura, dados, governança, talento e cultura. Esses esforços apontam para um mercado em transformação, mas com desafios a superar para que a Inteligência Artificial se torne uma realidade sólida e rentável.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon