Recifenses podem aproveitar créditos de notas fiscais para abatimentos no tributo até o fim deste mês
O prazo para indicação de imóveis que receberão descontos no IPTU 2025 termina neste sábado, dia 30 de novembro. A população do Recife que acumulou créditos ao incluir o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pode utilizá-los para reduzir o valor do tributo. O processo é simples e pode ser feito pelo aplicativo Conecta Recife ou no Portal Recife em Dia. Até o momento, quase 20 mil imóveis já foram cadastrados, totalizando R$ 4,5 milhões em descontos para o próximo ano.
De acordo com Maíra Fischer, secretária de Finanças do Recife, a iniciativa facilita o acesso aos benefícios. “Tanto a consulta quanto a indicação são ações muito simples e estão disponíveis pelo celular. Vale a pena acessar, porque os créditos valem por cinco anos, e pode haver saldo que a pessoa nem lembra. A única restrição é que o imóvel indicado não pode estar inadimplente”, explica. O desconto pode chegar a 50%, e créditos excedentes podem ser utilizados em outros imóveis que estejam em dia.
Para realizar a indicação, basta acessar o ícone "IPTU 2025 - Indique aqui o seu imóvel" no Conecta Recife ou seguir as etapas indicadas no Portal Recife em Dia. É possível abater créditos em imóveis próprios, alugados, comerciais ou residenciais, desde que estejam localizados na capital e sem dívidas. No caso de saldo insuficiente, o contribuinte pode optar por acumular créditos para anos futuros, dentro da validade de cinco anos.
Além disso, a Prefeitura oferece outras vantagens, como o desconto de 10% para pagamento em cota única e renegociação de dívidas com abatimentos nos juros e multas. Negociar até o fim de novembro também habilita o contribuinte a receber o desconto máximo do IPTU 2025.
Serviço
- Aplicativo Conecta Recife: disponível nas lojas de aplicativos.
- Portal Recife em Dia: recifeemdia.recife.pe.gov.br.
- Prazo final para indicação: 30 de novembro de 2024.