Detentor de algumas das maiores coleções mundiais como o Brasil Holandês traduzidos em 20 telas de Franz Post, o Instituto Ricardo Brennand promove nesta quinta-feira (9), a partir das 8h30, o Simpósio José Antônio Gonsalves de Mello, no auditório do complexo cultural da Várzea. As inscrições são gratuitas.
Autor dos clássicos livros Tempo dos Flamengos e Gente da Nação, o historiador veio revolucionar os estudos sobre o Brasil Holandês, apoiado em extensa bibliografia e na documentação na segunda metade do século XIX em arquivos dos Países Baixos. O simpósio marca o centenário do nascimento do estudioso.
No total, oito palestrantes irão debater temas que destacam a vida de Gonsalves de Mello como historiador, professor, paleólogo, além da sua contribuição para a historiografia do Brasil. Entre os palestrantes: José Luiz da Mota Menezes, Leonardo Dantas Silva, George Felix Cabral de Souza, Rômulo Xavier, Bruno Miranda, José Luciano Cerqueira, Diva Gonsalves de Mello e Irle Firmo da Cunha.
Ao longo da sua trajetória, o historiador José Antônio Gonsalves de Mello produziu 33 livros e opúsculos, com outras obras importantes como Estudos Pernambucanos (1960), Três Roteiros de Penetração do Território Pernambucano (1966) e Gente da Nação (1989).
José Antônio Gonsalves de Mello - Nascido no bairro recifense da Jaqueira, em 16 de dezembro de 1916, filho de Albertina Carneiro Leão de Mello e Ulysses Pernambucano de Mello, conhecido médico psiquiatra e cientista social, José Antônio Gonsalves de Mello teve desde cedo, sua atenção despertada para os estudos pernambucanos pelo seu avô paterno (de quem herdou o nome). Autor dos clássicos livros Tempo dos Flamengos e Gente da Nação, o historiador veio revolucionar os estudos sobre o Brasil Holandês. Atualmente todo o conteúdo de sua biblioteca particular faz parte do acervo do Instituto Ricardo Brennand. Os documentos, doados ao museu, reúnem desde os livros do historiador como, documentos históricos, condecorações, diplomas, correspondências, entre outras raridades.
PROGRAMAÇÃO
09/02/2017
8h30 às 9h – Solenidade de abertura
9h30 às 10h – Conferencia de abertura
10h às 12h – Mesa : José Antônio Gonsalves de Mello
· José Antônio: O garimpeiro das fontes (Leonardo Dantas Silva)
· Gonsalves de Mello: para além do tempo dos flamengos (George Felix Cabral de Souza)
· José Antônio e a História do Atlântico (Romulo Xavier)
· José Antônio Gonsalves de Mello; um historiador completo (Bruno Miranda)
14h às 16h – Mesa: José Antônio Gonsalves de Mello; professor e paleógrafo
· O Essencial e o Acessório em um Pesquisador do Pernambuco Colonial (José Luciano Cerqueira)
· Um professor no Instituto Histórico e Geográfico de Pernambucano (José Luiz da Mota Menezes)
16h às 17h30 – Mesa: José Antônio Gonsalves de Mello: memória, trajetória e afetividade.
· José Antônio: memorias do afeto (José Luciano Cerqueira)
· José Antônio Gonsalves de Mello: inventário documental (José Luiz da Mota Menezes)
· Recordações (Irle Firmo da Cunha)
17h30 – Encerramento
Exposição José Antônio Gonsalves de Mello, 100 anos
Inauguração do Memorial José Antônio Gonsalves de Mello
Local: Biblioteca Instituto Ricardo Brennand