Jardim Secreto inaugura o primeiro transplante urbano do Recife com evento gratuito - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Jardim Secreto inaugura o primeiro transplante urbano do Recife com evento gratuito

Revista algomais

Performance artística, artes marciais, roda de capoeira, coco com os índios Xukurus, apresentações musicais, Feira Livre do Poço e cervejas artesanais fazem parte da inauguração do primeiro Transplante Urbano do Recife, no Jardim Secreto, localizado no bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife, neste domingo (10). O primeiro Transplante Urbano da Cidade do Recife é fruto de uma parceria entre o Coletivo Jardim Secreto, a Concrepoxi Artefatos e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

A ação inédita consistiu na realocação de uma linda praça, o Espaço Cidade Cor, que conta com bicicletário, bancos em curva, lixeiras e um espaço de contemplação e descanso equipado com carregadores abastecidos por energia solar que foi destaque na Casa Cor 2018. Literalmente, foi realizado um transplante da Casa Cor para o Jardim Secreto, espaço urbano à beira rio, que foi transformado e vem sendo cuidado pelos próprios moradores e vizinhos dos bairros do entorno.

Na ocasião também será comemorada a realização de dois sonhos antigos dos voluntários: a instalação do palco, que recebeu a doação de uma belíssima escultura em seixos, feita pelo artista Rodrigo D’Amorim Cavalcanti (Rosa dos Ventos) e a colocação dos postes de iluminação realizada pela Emlurb. E para completar a força, o transplante recebeu o apoio do Villa Garden na doação do gramado para o palco, da Solace Energia com o painel solar e da Steel Decor com o suporte em aço dos bancos e do bicicletário.

Parceiros vitais em todos os trabalhos desenvolvidos no Jardim Secreto desde o seu nascimento, o condomínio Villa Pasárgada e a Emlurb sempre tiveram participação especial no projeto. O primeiro fornecendo energia para funcionamento da bomba que água as plantas e um espaço para guardar as ferramentas de jardinagem; o segundo atendendo às constantes solicitações de limpeza geral, capinação, poda e retirada de resíduos pesados. A Emlurb ainda cedeu mudas de palmeira para embelezar o local.

PROGRAMAÇÃO
10h – Abertura da Feira Livre do Poço
11h – Dj Vitrola e Dj Marco Da Lata (Nagulha Lab)
14h – Para cantar e dançar com Luciana&André (Organizadores do Panelinha de Pressão)
14h30 – Roda de Capoeira (Com a Associação de Capoeira Meia Lua Inteira)
15h – Inauguração do Transplante Urbano com a presença do Coletivo Jardim Secreto, Concrepoxi Artefatos, Secretaria Executiva de Inovação Urbana e o prefeito Geraldo Julio pela Prefeitura do Recife.
15h30 – Matsume (Performance artística do moçambicano Manuel Castomo)
16h – Apresentação das artes marciais: aikido, tenchi tessen e iaido (Centro Cultural George Stobbaerts)
17h – Alysson Magno e coco Toype do Ororubá (Índios Xukurus)

BREVE HISTÓRIA DO TRANSPLANTE URBANO
No dia 17 de novembro de 2018, o Coletivo Jardim Secreto foi convidado pelo secretário Tullio Ponzi, para uma reunião na Secretária Executiva de Inovação Urbana do Recife. Neste dia ele contou a ideia do transplante urbano de realocar uma praça, o Espaço Cidade Cor, com bicicletário, bancos em curva, lixeiras e um espaço de contemplação e descanso equipado com carregadores abastecidos por energia solar que foi destaque na CASACOR Pernambuco 2018 para o Jardim Secreto. Mas para que está ação fosse realizada precisaria que a empresa Concrepoxi Artefatos topasse embarcar nessa também.

E foi exatamente o que aconteceu. Após a primeira reunião, Tullio entrou em contato com a Diretora Executiva da Concrepoxi Artefatos Renata Gaudêncio que logo teve interesse em conhecer o espaço e as pessoas que atuam no Jardim Secreto. Então, cinco dias depois o Coletivo Jardim Secreto, a Concrepoxi Artefatos e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana se reuniram no Jardim Secreto para se conhecerem, conversarem e tocar essa parceria. Renata contou que assim que pisou no Jardim Secreto sentiu uma energia muito positiva e sabia que lá seria o local ideal para acolher o seu projeto.

A ação repercutiu em uma união muito bonita, transparente e motivadora entre sociedade civil, empresa privada e poder público. O Coletivo Jardim Secreto acolheu a ideia, discutiu e adaptou o projeto para as necessidades do espaço, a Concrepoxi Artefatos que assina o projeto se colocou a disposição de todos e doou todo o imobiliário e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, coordenou e executou as obras, bem como dispôs da mão de obra e dos materiais necessários para a implantação do projeto com validação dos envolvidos.

Durante a trajetória dois sonhos do coletivo foram realizados: o palco e os postes de iluminação. O primeiro com ajuda da Secretaria Executiva de Inovação Urbana que com construiu o palco o artista Rodrigo D’Amorim Cavalcanti doou a escultura da Rosa dos Ventos; e o segundo realizado pela Emlurb, que é parceira do Jardim Secreto desde o começo de sua história.

JARDIM SECRETO DO POÇO DA PANELA
O Jardim Secreto é fruto do esforço coletivo de moradores e vizinhos dos bairros do entorno em prol da ressignificação de um espaço público de 3 mil metros quadrados, localizada à margem do Rio Capibaribe, no fim da Rua Marquês de Tamandaré, no bairro do Poço da Panela. O terreno vivia cheio de lixo, metralhas e animais indesejáveis, até que um grupo de pessoas – atualmente o Coletivo Jardim Secreto - decidiu transformá-lo em área verde utilizada não só para a educação ambiental da própria comunidade como também para tornar mais estreitos os laços entre vizinhos e motivar iniciativas colaborativas para que o cidadão se engaje nas políticas públicas de melhorias urbanas, sociais e ambientais e passe a ser o protagonista das mudanças que ele deseja no mundo. O Jardim Secreto se tornou ponto de convivência, preservação da natureza, arte, cultura e lazer. E a cada dia que passa é palco de uma linda história escrita pela união dos moradores do seu entorno motivados pelo desejo de resgatar a função social de um espaço público comunitário e pela vontade de aproximar as duas margens do rio Capibaribe.

(Da Comunicação do Jardim Secreto do Poço da Panela)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon